ESTE ARTIGO APRESENTARÁ DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NESSE MODELO DE ENSINO. ASSENTE METODOLOGICAMENTE NA PESQUISA QUALITATIVA, UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO E A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA INFERIR SOBRE O APORTE TEÓRICO E OS DADOS, O CORPO TEXTUAL APRESENTARÁ O AVANÇO E A IMPORTÂNCIA DA EAD PARA A FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL DAS PESSOAS QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES DE FREQUENTAR UM ENSINO PRESENCIAL, MAS QUE PRECISAM E TÊM DIREITOS À UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE SUAS NECESSIDADES PROFISSIONAIS, SEJAM NO CAMPO DOS CURSOS TÉCNICOS, DE GRADUAÇÃO, PÓS GRADUAÇÃO OU OUTROS. EVIDENCIA-SE NESSE ESTUDO, A ÓTICA DOS/AS ACADÊMICOS/AS DE PEDAGOGIA E LETRAS/INGLÊS, SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NESSE MODELO DE ENSINO COM ÊNFASE NO CHÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI, QUE AFIRMAM EM MAIORIA ESCOLHER ESSA MODALIDADE DE ENSINO POR PROPORCIONAR FLEXIBILIDADE DE LOCOMOÇÃO OU REDUÇÃO DE VÁRIOS DIAS DE VINDA A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.