CONSIDERANDO O ASPECTO SOCIOCULTURAL COMO FOCO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, É FUNDAMENTAL A INSERÇÃO DO ALUNO NA PERSPECTIVA CULTURAL DA LEITURA E ESCRITA, POSSIBILITANDO A RELAÇÃO COM AS DIFERENTES SITUAÇÕES DE APROPRIAÇÃO DA ESCRITA ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PRESENTES NO COTIDIANO. DENTRE ESSES INSTRUMENTOS AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SE DESTACAM POR SEREM ACESSÍVEIS E POPULARES. ESSE MATERIAL POSSUI DENTRE SUAS CARACTERÍSTICAS A FÁCIL ACESSIBILIDADE, A VARIEDADE DE TEMAS ABORDADOS E A SIMPLICIDADE DE COMPREENSÃO. É DEVIDO A SOMA DESSES FATORES QUE AS HQS SE TORNARAM UM RECURSO ATRATIVO PARA USO EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES, SENDO INCLUSIVE INCENTIVADO NO ÂMBITO LEGAL, ALÉM DISSO SUA EFICÁCIA COMO RECURSO DIDÁTICO JÁ É COMPROVADA, E ALGUMAS DAS RAZÕES ENCONTRADAS NA PESQUISA REALIZADA PARA O USO DOS QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO SÃO: ENSINO MAIS EFICIENTE DEVIDO A COMBINAÇÃO DE LINGUAGEM VERBAL E VISUAL, AUXÍLIO NA CRIAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA, EXPANSÃO DO VOCABULÁRIO ETC. ALÉM DISSO, POSSIBILITAM A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E, POR POSSUÍREM SUA PRÓPRIA LINGUAGEM E ESTAREM PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O LETRAMENTO. FAZ-SE NECESSÁRIO RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA INTENCIONALIDADE DA PRÁTICA E DO DOMÍNIO DA LINGUAGEM DAS HQS PELO PROFESSOR QUE PRETENDE UTILIZÁ-LAS EM SALA DE AULA, POIS NA AUSÊNCIA DESTAS O SIGNIFICADO DA AÇÃO SE EMPOBRECE E NÃO HÁ O APROVEITAMENTO DO POTENCIAL DESTE INSTRUMENTO.