O ENSINO DE CIÊNCIAS É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, SENDO TÃO IMPORTANTE QUANTO OUTRAS CIÊNCIAS. UMA MANEIRA DE ESTIMULAR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO É LIDANDO COM SITUAÇÕES DO SEU COTIDIANO E NESSE SENTIDO SITUA-SE O ENSINO DA CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO QUE UTILIZA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO DO QUESTIONAMENTO E A INVESTIGAÇÃO A FIM DE APROXIMAR OS ALUNOS DOS CONTEÚDOS VIVENCIADOS E CONDUZINDO-OS A APLICAÇÃO NA SUA REALIDADE E CONTEXTOS. ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TECER ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS DIFERENTES ASPECTOS QUE ENVOLVEM O ENSINO DE CIÊNCIA POR INVESTIGAÇÃO E ASSIM, AMPLIAR AS DISCUSSÕES, BEM COMO, CONTRIBUIR REFLEXIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DESSA RESPECTIVA ÁREA. AO ANALISARMOS OS REFERENCIAIS TEÓRICOS PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, CONTRIBUINDO COM A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO E PARA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS A APRENDIZAGEM.