SOARES, Daniele Ribeiro. . Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/43622>. Acesso em: 13/11/2024 04:09
O texto objetiva refletir acerca do papel da literatura na formação dos sujeitos e apresenta uma proposta para a leitura do texto literário a fim de que seja tomado como instrumento para a formação crítica dos alunos-leitores. Mostra a literatura a partir de um olhar social e representativo da realidade. Reflete que o texto literário é instrumento conscientizador e por isso devemos compreendê-lo como uma prática social. Desse modo, é responsabilidade da escola, principal agência de letramento, promover essa prática de leitura. Logo, é preciso mostrar ao aluno, que o texto literário reflete atitudes da consciência individual e coletiva do tempo e espaço no qual é construído. A leitura de modo significativo pode promover práticas de letramento, a fim de que o texto forme leitores mais críticos e conscientes de sua realidade social. O método baseia-se numa pesquisa de cunho exploratório e parte da leitura e análise do romance de Raquel de Queiroz – “O Quinze”. A proposta discorre acerca das temáticas, muitas de resistência enfrentadas até hoje. Raquel tece a história em torno de dois planos narrativos principais: o social e o individual. Fome, miséria, morte, exploração do povo nordestino, injustiças e desigualdades sociais são alguns dos temais sociais recorrentes e denunciados na obra. Isso mostra que a literatura atua como um instrumento que estabelece diálogos com o passado, podendo mudar os modos de pensar e agir do presente. Ancora-se nas lentes teóricas da Sociocrítica de Candido (2008); Silva (2010); Bordini e Sanseverino (2003).