Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

DESPERTAR DO LEITOR PROFICIENTE: DIVERGÊNCIA COM A PRÁTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: LEITURA, APRENDIZAGEM, SER LEITOR, LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43511
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 50
    "titulo" => """
      DESPERTAR DO LEITOR PROFICIENTE: DIVERGÊNCIA COM A PRÁTICA\r\n
      EDUCACIONAL
      """
    "resumo" => """
      A partir de observações desenvolvidas em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental da\r\n
      rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB, tornou-se perceptível o quanto a\r\n
      leitura e o ato de ler, é por vezes usada como “castigo”. Partindo de tal observação, notou-se o\r\n
      quanto as crianças interiorizam a ação de que, se cometerem algo que desagrade a professora,\r\n
      deverão ir para a biblioteca como forma de punição. Assim, este relato, visa demostrar o quanto\r\n
      o não uso e/ou mau uso da literatura no processo de alfabetização pode contribuir negativamente\r\n
      para o desenvolvimento desta habilidade, além de salientar como a leitura configura-se de\r\n
      maneira positiva no âmbito educacional para o desenvolvimento integral das crianças, devendo,\r\n
      portanto, ser oportunizada desde a Educação Infantil. A metodologia utilizada para o\r\n
      desenvolvimento deste artigo é de natureza qualitativa, objetivando compreender melhor a\r\n
      temática abordada e aquilo que a envolve; além de contar com observações in loco da realidade\r\n
      mencionada e pesquisas bibliográficas sobre a referida temática. Sabe-se que a leitura é de\r\n
      fundamental importância para auxiliar na construção de uma consciência crítica e reflexiva.\r\n
      Deste modo, deve se fazer presente na vida das crianças desde os primeiros anos de vida. Para\r\n
      que se possa contribuir para a formação de leitores proficientes, a leitura deve permear todas as\r\n
      esferas da vida dos sujeitos, sendo de diversas maneiras transmitida como algo prazeroso e\r\n
      atrativo. A presença dos livros faz-se essencial nesse processo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, SER LEITOR, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID50_24052018213039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS"
    "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43511
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 175
    "inscrito_id" => 50
    "titulo" => """
      DESPERTAR DO LEITOR PROFICIENTE: DIVERGÊNCIA COM A PRÁTICA\r\n
      EDUCACIONAL
      """
    "resumo" => """
      A partir de observações desenvolvidas em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental da\r\n
      rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB, tornou-se perceptível o quanto a\r\n
      leitura e o ato de ler, é por vezes usada como “castigo”. Partindo de tal observação, notou-se o\r\n
      quanto as crianças interiorizam a ação de que, se cometerem algo que desagrade a professora,\r\n
      deverão ir para a biblioteca como forma de punição. Assim, este relato, visa demostrar o quanto\r\n
      o não uso e/ou mau uso da literatura no processo de alfabetização pode contribuir negativamente\r\n
      para o desenvolvimento desta habilidade, além de salientar como a leitura configura-se de\r\n
      maneira positiva no âmbito educacional para o desenvolvimento integral das crianças, devendo,\r\n
      portanto, ser oportunizada desde a Educação Infantil. A metodologia utilizada para o\r\n
      desenvolvimento deste artigo é de natureza qualitativa, objetivando compreender melhor a\r\n
      temática abordada e aquilo que a envolve; além de contar com observações in loco da realidade\r\n
      mencionada e pesquisas bibliográficas sobre a referida temática. Sabe-se que a leitura é de\r\n
      fundamental importância para auxiliar na construção de uma consciência crítica e reflexiva.\r\n
      Deste modo, deve se fazer presente na vida das crianças desde os primeiros anos de vida. Para\r\n
      que se possa contribuir para a formação de leitores proficientes, a leitura deve permear todas as\r\n
      esferas da vida dos sujeitos, sendo de diversas maneiras transmitida como algo prazeroso e\r\n
      atrativo. A presença dos livros faz-se essencial nesse processo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, SER LEITOR, LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID50_24052018213039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS"
    "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

A partir de observações desenvolvidas em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB, tornou-se perceptível o quanto a leitura e o ato de ler, é por vezes usada como “castigo”. Partindo de tal observação, notou-se o quanto as crianças interiorizam a ação de que, se cometerem algo que desagrade a professora, deverão ir para a biblioteca como forma de punição. Assim, este relato, visa demostrar o quanto o não uso e/ou mau uso da literatura no processo de alfabetização pode contribuir negativamente para o desenvolvimento desta habilidade, além de salientar como a leitura configura-se de maneira positiva no âmbito educacional para o desenvolvimento integral das crianças, devendo, portanto, ser oportunizada desde a Educação Infantil. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo é de natureza qualitativa, objetivando compreender melhor a temática abordada e aquilo que a envolve; além de contar com observações in loco da realidade mencionada e pesquisas bibliográficas sobre a referida temática. Sabe-se que a leitura é de fundamental importância para auxiliar na construção de uma consciência crítica e reflexiva. Deste modo, deve se fazer presente na vida das crianças desde os primeiros anos de vida. Para que se possa contribuir para a formação de leitores proficientes, a leitura deve permear todas as esferas da vida dos sujeitos, sendo de diversas maneiras transmitida como algo prazeroso e atrativo. A presença dos livros faz-se essencial nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.