A partir de observações desenvolvidas em uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental da
rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB, tornou-se perceptível o quanto a
leitura e o ato de ler, é por vezes usada como “castigo”. Partindo de tal observação, notou-se o
quanto as crianças interiorizam a ação de que, se cometerem algo que desagrade a professora,
deverão ir para a biblioteca como forma de punição. Assim, este relato, visa demostrar o quanto
o não uso e/ou mau uso da literatura no processo de alfabetização pode contribuir negativamente
para o desenvolvimento desta habilidade, além de salientar como a leitura configura-se de
maneira positiva no âmbito educacional para o desenvolvimento integral das crianças, devendo,
portanto, ser oportunizada desde a Educação Infantil. A metodologia utilizada para o
desenvolvimento deste artigo é de natureza qualitativa, objetivando compreender melhor a
temática abordada e aquilo que a envolve; além de contar com observações in loco da realidade
mencionada e pesquisas bibliográficas sobre a referida temática. Sabe-se que a leitura é de
fundamental importância para auxiliar na construção de uma consciência crítica e reflexiva.
Deste modo, deve se fazer presente na vida das crianças desde os primeiros anos de vida. Para
que se possa contribuir para a formação de leitores proficientes, a leitura deve permear todas as
esferas da vida dos sujeitos, sendo de diversas maneiras transmitida como algo prazeroso e
atrativo. A presença dos livros faz-se essencial nesse processo.