O Brasil é um país que tem em sua configuração uma ampla diversidade cultural. No entanto, ainda é perceptível conflitos relacionados à questão étnica. Nessa perspectiva, a educação voltada para as relações étnico-raciais adquire relevância na busca pela superação de atitudes e ações discriminatórias e no reconhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural. Para tanto, consideramos que o letramento literário constitui-se como uma maneira de potencializar a leitura de mundo do indivíduo, além de conduzi-lo ao conhecimento de outras culturas. Com isso, desenvolve-se o respeito às diferenças étnicas e culturais por meio do fortalecimento da identidade do povo brasileiro e do seu universo cultural, rompendo com as tensões sociais causadas pela falta de valorização racial. Assim, consideramos que a educação para as relações étnico-raciais tem como desdobramentos o questionamento crítico acerca do preconceito, da naturalização de estereótipos e da pluralidade cultural. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer reflexões acerca do letramento literário para a formação cidadã, por proporcionar o trabalho com as relações étnico-raciais no contexto da diversidade cultural presente na realidade escolar brasileira. Pretende-se elencar alguns apontamentos em torno do letramento, assim como as implicações do letramento literário no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, também destacaremos a articulação do letramento com a diversidade cultural no âmbito da aplicação da lei 10.639/03 que inclui no currículo o estudo das matrizes culturais da população negra. Como referencial teórico nos pautamos em Soares (2003), Rojo (2009, 2010), Street (2010, 2012), Tayassu (2011), Cosson (2007), entre outros.