Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

TECENDO REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, LETRAMENTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, DIVERSIDADE CULTURAL Comunicação Oral (CO) GT - 09. Letramentos Literários
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43611
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 239
    "titulo" => "TECENDO REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O Brasil é um país que tem em sua configuração uma ampla diversidade cultural. No entanto, ainda é perceptível conflitos relacionados à questão étnica. Nessa perspectiva, a educação voltada para as relações étnico-raciais adquire relevância na busca pela superação de atitudes e ações discriminatórias e no reconhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural. Para tanto, consideramos que o letramento literário constitui-se como uma maneira de potencializar a leitura de mundo do indivíduo, além de conduzi-lo ao conhecimento de outras culturas. Com isso, desenvolve-se o respeito às diferenças étnicas e culturais por meio do fortalecimento da identidade do povo brasileiro e do seu universo cultural, rompendo com as tensões sociais causadas pela falta de valorização racial. Assim, consideramos que a educação para as relações étnico-raciais tem como desdobramentos o questionamento crítico acerca do preconceito, da naturalização de estereótipos e da pluralidade cultural. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer reflexões acerca do letramento literário para a formação cidadã, por proporcionar o trabalho com as relações étnico-raciais no contexto da diversidade cultural presente na realidade escolar brasileira. Pretende-se elencar alguns apontamentos em torno do letramento, assim como as implicações do letramento literário no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, também destacaremos a articulação do letramento com a diversidade cultural no âmbito da aplicação da lei 10.639/03 que inclui no currículo o estudo das matrizes culturais da população negra. Como referencial teórico nos pautamos em Soares (2003), Rojo (2009, 2010), Street (2010, 2012), Tayassu (2011), Cosson (2007), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, LETRAMENTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID239_18052018103552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43611
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 239
    "titulo" => "TECENDO REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O Brasil é um país que tem em sua configuração uma ampla diversidade cultural. No entanto, ainda é perceptível conflitos relacionados à questão étnica. Nessa perspectiva, a educação voltada para as relações étnico-raciais adquire relevância na busca pela superação de atitudes e ações discriminatórias e no reconhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural. Para tanto, consideramos que o letramento literário constitui-se como uma maneira de potencializar a leitura de mundo do indivíduo, além de conduzi-lo ao conhecimento de outras culturas. Com isso, desenvolve-se o respeito às diferenças étnicas e culturais por meio do fortalecimento da identidade do povo brasileiro e do seu universo cultural, rompendo com as tensões sociais causadas pela falta de valorização racial. Assim, consideramos que a educação para as relações étnico-raciais tem como desdobramentos o questionamento crítico acerca do preconceito, da naturalização de estereótipos e da pluralidade cultural. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer reflexões acerca do letramento literário para a formação cidadã, por proporcionar o trabalho com as relações étnico-raciais no contexto da diversidade cultural presente na realidade escolar brasileira. Pretende-se elencar alguns apontamentos em torno do letramento, assim como as implicações do letramento literário no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, também destacaremos a articulação do letramento com a diversidade cultural no âmbito da aplicação da lei 10.639/03 que inclui no currículo o estudo das matrizes culturais da população negra. Como referencial teórico nos pautamos em Soares (2003), Rojo (2009, 2010), Street (2010, 2012), Tayassu (2011), Cosson (2007), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, LETRAMENTOS, LETRAMENTO LITERÁRIO, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID239_18052018103552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA NOGUEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O Brasil é um país que tem em sua configuração uma ampla diversidade cultural. No entanto, ainda é perceptível conflitos relacionados à questão étnica. Nessa perspectiva, a educação voltada para as relações étnico-raciais adquire relevância na busca pela superação de atitudes e ações discriminatórias e no reconhecimento e valorização da diversidade étnica e cultural. Para tanto, consideramos que o letramento literário constitui-se como uma maneira de potencializar a leitura de mundo do indivíduo, além de conduzi-lo ao conhecimento de outras culturas. Com isso, desenvolve-se o respeito às diferenças étnicas e culturais por meio do fortalecimento da identidade do povo brasileiro e do seu universo cultural, rompendo com as tensões sociais causadas pela falta de valorização racial. Assim, consideramos que a educação para as relações étnico-raciais tem como desdobramentos o questionamento crítico acerca do preconceito, da naturalização de estereótipos e da pluralidade cultural. Portanto, nosso objetivo neste artigo é tecer reflexões acerca do letramento literário para a formação cidadã, por proporcionar o trabalho com as relações étnico-raciais no contexto da diversidade cultural presente na realidade escolar brasileira. Pretende-se elencar alguns apontamentos em torno do letramento, assim como as implicações do letramento literário no que se refere à educação para as relações étnico-raciais, também destacaremos a articulação do letramento com a diversidade cultural no âmbito da aplicação da lei 10.639/03 que inclui no currículo o estudo das matrizes culturais da população negra. Como referencial teórico nos pautamos em Soares (2003), Rojo (2009, 2010), Street (2010, 2012), Tayassu (2011), Cosson (2007), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.