Muitos são os estudos que colaboram para promover o pensamento crítico e do aluno/leitor. É nesta vertente que surge o letramento literário (COSSON, 2009, 2014) para estabelecer lugar significativo nas aulas de Literatura. Portanto, é indispensável a prática de leitura de textos literários em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho objetiva relatar uma experiência de aprimoramento de leitura e escrita mediante uma sequência expandida que contemplou o gênero textual conto nas aulas de Literatura brasileira com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública no Estado da Paraíba. Durante a realização das atividades, os discentes foram instigados a debater a representação feminina na segunda geração do Romantismo (Ultrarromastismo. Foi realizada uma análise comparativa dos contos Venha ver o pôr-do-sol , de Lygia Fagundes Telles e Solfieri, de Álvares de Azevedo a fim discorremos acerca de semelhanças estéticas de obras contemporâneas com obras do Ultraromantismo. Após as leituras e discussões, focamos na produção textual, que configurou nas escrita de contos pelos próprios estudantes, sucedendo na encenação destes mesmos contos por meio do teatro de sombras em formato de fantoche para toda comunidade escolar. Pretendemos, além de expor o relato, refletir sobre os resultados do projeto na construção do letramento literários de alunos da educação básica.