A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43472 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => """ Resumo Sabe-se que a escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos que o trabalho direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, \r\n Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento. \r\n O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores, ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades, ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "ESCRITA, PCN, SEQUENCIA DIDATICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID104_24052018212249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES" "autor_nome_curto" => "ISIS HENRIQUE" "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43472 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 104 "titulo" => "A PRÁTICA DA PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => """ Resumo Sabe-se que a escrita ainda é um grande desafio enfrentado pelos docentes e discentes, principalmente na rede pública de ensino, nesse trabalho identificamos que o trabalho direcionado para um gênero que circula em contextos em que os estudantes participam, reflete num resultado satisfatório na aquisição da escrita, atendendo dessa forma a uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, \r\n Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) propõem um ensino que tenha como eixo norteador as quatro habilidades, fala, leitura, escrita e análise linguística. Por isso é importante que se utilize atividades contextualizadas, que propiciem ao aluno refletir sobre a organização da língua em seu uso efetivo, ou seja, estudá-la em seu funcionamento. \r\n O nosso trabalho vai trazer o relato de experiência vivenciado na disciplina de Estágio Supervisionado II, em uma turma do nível fundamental 2, a partir de uma Sequência didática elaborada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) em que de acordo com a teoria proposta por esses autores, ensinar a partir de uma sequência didática, consiste numa alternativa de sistematizar o ensino através de gêneros textuais, sobretudo, de conduzir o aluno a desenvolver as quatro habilidades, ouvir, falar, ler e escrever, adequando-as às situações comunicativas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 02. Produção Textual em Contexto Escolar: Processo e Ensino Aprendizagem" "palavra_chave" => "ESCRITA, PCN, SEQUENCIA DIDATICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA2_ID104_24052018212249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES" "autor_nome_curto" => "ISIS HENRIQUE" "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }