Percebe-se que o procedimento de leitura pelo aluno deva ser um trabalho pedagógico permanente no cotidiano escolar. A aplicabilidade dessa atitude sócio pedagógica tende a desenvolver habilidades concernentes à formação integral do educando de qualquer nível de ensino. Entretanto, propiciar o gosto pela leitura ainda é um desafio a ser alcançado pela maioria dos professores da atualidade. Diante desse fato, o presente artigo é justificado pela carência de uma melhor condução dos estudos de leitura com base nas características dos ledores. O artigo a seguir objetiva apresentar quatro tipos de leitores: o leitor contemplativo, o movente, o imersivo e o ubíquo e como este estudo propende contribuir para o enriquecimento de aprendizagens relacionadas à leitura. A metodologia utilizada no estudo está fundamentada na pesquisa descritiva com uso do procedimento de levantamento bibliográfico. O presente trabalho traz como resultados as reflexões sobre a relevância da percepção do professor em distinguir quais tipos de leitura que seu aluno domina ou se identifica, e, a partir desta constatação, realizar trabalhos textuais significativos em sala de aula. Ainda verificamos que o sistema de educação ainda não conseguiu entender na sua totalidade esses tipos de leitores e, portanto, não obteve sucesso em aprendizagens que envolvem leituras, ações pedagógicas cruciais para o desenvolvimento crítico e intelectual do indivíduo.
Palavras-chave: Alunos, Leituras, Professor, Tipos de leitores.