Este trabalho é parte de um relato de experiência, vivenciado na disciplina de estágio de
língua portuguesa: ensino fundamental, elaborada no curso de licenciatura em Letras da Universidade
Federal de Campina Grande. O objetivo do presente estudo é apresentar conjuntamente, na relação
professor-aluno, a produção textual e reescrita do gênero argumentativo, além de sua utilidade
institucional no âmbito escolar. A fim de estimular nos alunos o interesse pela leitura e produção
escrita, para assim, aprender a convencer, dialogar, argumentar e rebater, desenvolvendo sua
praticidade e sua capacidade de persuasão. Para tanto, utilizamos como embasamento teórico as
considerações de Brakling (2000); Citelli&Bonatelli (2001); Geraldi (2002); e Brandão (2017). A
pesquisa é de natureza qualitativa com a aplicação de uma Sequência Didática baseado nos gêneros
discursivos da ordem argumentativa (artigo de opinião), através da temática “Oito maneiras de mudar
o mundo”. No final, empregaremos a produção de um dos alunos, para evidenciar os resultados obtido.