A leitura de poemas, em salas de aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda é pouco explorada, apesar dos inúmeros trabalhos existentes que versam e refletem sobre a importância da poesia na formação do leitor mirim. Se tratando da poesia de origem popular, aqui destacamos o cordel, especialmente as sextilhas, visualizamos em nossa prática, de exercício da docência e na formação de professores, que ainda há resistência de muitos profissionais no que tange a utilização desse material em suas salas de aulas. Acreditamos na relevância da leitura da poesia para as crianças como oportunidade de jogo e ludicidade, pois através do poder encantatório das palavras, a criança tem a oportunidade de adentrar no jogo rítmico e se divertir com o humor presente em inúmeras poesias endereçadas ao público infantil. Assim, objetivamos com esse trabalho, apresentar registros e reflexões realizadas a partir da leitura de sextilhas do livro Pássaros e Bichos na voz de poetas populares organizado por Hélder Pinheiro (2004) com crianças do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade de Lagoa Seca/PB. O relato das experiências vivenciadas e as reflexões realizadas se baseiam em estudos da Estética da Recepção, bem como em autores que versam sobre os caminhos da leitura literária infantil e as possibilidades criativas e lúdicas dela advindas. Aportamos na direção do rompimento de preconceitos, especialmente no que tange a arte literária popular, e nas possibilidades criadoras, expressivas e lúdicas que a poesia pode oportunizar às crianças.