Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação cujo objetivo era identificar
e analisar as metodologias de correção de artigo de opinião utilizadas por uma professora estagiária no
contexto de estágio de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
realizada no âmbito da Linguística Aplicada, a qual utiliza elementos de diversas metodologias,
principalmente, pesquisa-ação, análise documental e estudo de caso. O corpus analisado é composto
pelos 30 (17 na primeira versão, 13 na segunda) artigos de opinião produzidos pelos alunos do 2º ano
do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Ingá - PB; pelas 18 grades de correção desses
artigos e demais documentos referentes ao planejamento das aulas, realizadas durante Estágio
Supervisionado de Língua Portuguesa do Ensino Médio em 2017. Para realizar as análises,
fundamentamo-nos nas discussões sobre concepções de escrita, de reescrita, de gênero textual e artigo
de opinião e as metodologias de correção de texto realizadas no campo aplicado de estudos da
linguagem. Os resultados mostram que a professora estagiária utiliza, simultaneamente, diversas
metodologias para correção, a saber: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa (RUIZ,
2003). Chamou-nos a atenção o uso de grades de correção. Embora não descrita nem Serafini (1989)
nem em Ruiz (2011), optamos por considerar essa grade como uma correção classificatória. Os
resultados dessa investigação são relevantes, pois ajudam a apontar caminhos para o processo de ensino
e aprendizagem da escrita de gêneros textuais na Educação Básica.
Palavras-chave: Estágio. Correção de Texto. Artigo de Opinião.