O presente trabalho tem como finalidade discutir as concepções de letramento literário construídas a partir de um projeto didático executado em aulas de língua portuguesa promovidas no segundo semestre do ano letivo 2017. Este traz subsídios para reflexões acerca das questões teórico-metodológicas envolvidas na prática pedagógica. Na execução das atividades colocadas nas aulas, preza-se pelas narrações infantis em atividades de formação da leitura, sobretudo, pelo viés do letramento literário com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. O propósito é reconhecer que a prática da contação de histórias funciona como possibilidade de interação com as linguagens orais e escritas, e ainda, promover a motivação com uma atividade prazerosa e inclusiva, uma vez que é colocada sempre em grupos. A metodologia aplicada dá-se numa concepção dialética tendo como ferramenta a literatura que foi desenvolvida a partir de pesquisa-ação, com viés bibliográfico, desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise qualitativa dos dados. O referido trabalho possui aporte teórico acerca das considerações de Magda Soares (1999), Nelly Coelho (2000), Cosson (2006), Solé (1998), dentre outros. Segue-se, nesse sentido, com o relato de experiência a partir da proposta de contação de história que foi propícia para minimizar problemas de leitura e oralidade, proporcionar motivação de leitura literária entre e despertar o interesse pelo livro; resultados que muito contribuíram para melhoria da apropriação do letramento literário com as crianças envolvidas.