Resumo
Neste artigo apresentamos uma proposta pedagógica que tem como objetivo promover a prática de letramento literário em turmas do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Equador-RN, e, ao mesmo tempo, inserir os alunos, enquanto sujeitos-leitores, em vivências literárias que despertem os mesmos a contemplarem, escreverem, analisarem e refletirem sobre o fazer literário. A metodologia deste trabalho fundamenta-se nas propostas de trabalho com oficinas e sequência didáticas de Cosson (2016). Aplicamos a atividade com alunos da Escola em todas as séries que a escola oferece (desde o 8° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio), propondo atividades dinâmicas com a leitura num viés interdisciplinar que busca resgatar, por meio da poesia, teatro, dança e da música os valores intelectuais, históricos da cidade. Os alunos tornam-se protagonistas deste evento, no qual interagem com a literatura Isto faz com que as experiências da leitura, da declamação, da dramaturgia evoquem vivências pessoais e proporcionem-lhes construção sobre a própria identidade. Para fundamentação teórica, respaldamo-nos, em Goulart (2011),Marcuschi (2003), Rojo (2012), Soares ( 2008), dentre outros. O projeto/evento está na sua quinta edição, promovendo a realização de novas práticas de letramento dentro do ambiente escolar cuja iniciativa traspõe os muros escolares e favorece a melhoria do ensino.