O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM ESTUDO DOS ASPECTOS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM SARAU LITEROMUSICAL
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43562 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM ESTUDO DOS ASPECTOS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM SARAU LITEROMUSICAL" "resumo" => """ Resumo \r\n \r\n Neste artigo apresentamos uma proposta pedagógica que tem como objetivo promover a prática de letramento literário em turmas do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Equador-RN, e, ao mesmo tempo, inserir os alunos, enquanto sujeitos-leitores, em vivências literárias que despertem os mesmos a contemplarem, escreverem, analisarem e refletirem sobre o fazer literário. A metodologia deste trabalho fundamenta-se nas propostas de trabalho com oficinas e sequência didáticas de Cosson (2016). Aplicamos a atividade com alunos da Escola em todas as séries que a escola oferece (desde o 8° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio), propondo atividades dinâmicas com a leitura num viés interdisciplinar que busca resgatar, por meio da poesia, teatro, dança e da música os valores intelectuais, históricos da cidade. Os alunos tornam-se protagonistas deste evento, no qual interagem com a literatura Isto faz com que as experiências da leitura, da declamação, da dramaturgia evoquem vivências pessoais e proporcionem-lhes construção sobre a própria identidade. Para fundamentação teórica, respaldamo-nos, em Goulart (2011),Marcuschi (2003), Rojo (2012), Soares ( 2008), dentre outros. O projeto/evento está na sua quinta edição, promovendo a realização de novas práticas de letramento dentro do ambiente escolar cuja iniciativa traspõe os muros escolares e favorece a melhoria do ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários" "palavra_chave" => "SUJEITOS-LEITORES, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID356_24052018205008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA DE BRITO LEAL" "autor_nome_curto" => "ANUNCIADA" "autor_email" => "lealanunciada@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43562 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 170 "inscrito_id" => 356 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: UM ESTUDO DOS ASPECTOS DISCURSIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM SARAU LITEROMUSICAL" "resumo" => """ Resumo \r\n \r\n Neste artigo apresentamos uma proposta pedagógica que tem como objetivo promover a prática de letramento literário em turmas do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Equador-RN, e, ao mesmo tempo, inserir os alunos, enquanto sujeitos-leitores, em vivências literárias que despertem os mesmos a contemplarem, escreverem, analisarem e refletirem sobre o fazer literário. A metodologia deste trabalho fundamenta-se nas propostas de trabalho com oficinas e sequência didáticas de Cosson (2016). Aplicamos a atividade com alunos da Escola em todas as séries que a escola oferece (desde o 8° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio), propondo atividades dinâmicas com a leitura num viés interdisciplinar que busca resgatar, por meio da poesia, teatro, dança e da música os valores intelectuais, históricos da cidade. Os alunos tornam-se protagonistas deste evento, no qual interagem com a literatura Isto faz com que as experiências da leitura, da declamação, da dramaturgia evoquem vivências pessoais e proporcionem-lhes construção sobre a própria identidade. Para fundamentação teórica, respaldamo-nos, em Goulart (2011),Marcuschi (2003), Rojo (2012), Soares ( 2008), dentre outros. O projeto/evento está na sua quinta edição, promovendo a realização de novas práticas de letramento dentro do ambiente escolar cuja iniciativa traspõe os muros escolares e favorece a melhoria do ensino. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 09. Letramentos Literários" "palavra_chave" => "SUJEITOS-LEITORES, LEITURA, LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA9_ID356_24052018205008.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANUNCIADA DE BRITO LEAL" "autor_nome_curto" => "ANUNCIADA" "autor_email" => "lealanunciada@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }