Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O ESPAÇO DA ORALIDADE NA AULA DE LÍNGUA MATERNA

Palavra-chaves: ORALIDADE., GÊNEROS TEXTUAIS., ENSINO., . ENSINO. INTERAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
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Uma pesquisa qualitativa, que se inscreve no rol dos interesses dos programas de pós-graduação em formação de professores, fundamentada por documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais), além de teóricos da linguística contemporânea que se dedicam a investigação do trabalho com os gêneros textuais, orais e escritos, na sala de aula de língua materna, tais como Marcuschi (2003), Mollica (2007), Rojo (2010), Elias (2011), Bortoni-Ricardo (2009), Signorini (2001), Matencio (2001) e Schneuwly & Dolz (2001), entre outros aportes teóricos que ressaltam a importância do trabalho com a oralidade na aprendizagem escolar. 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Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

É notório que as práticas pedagógicas, predominantes na sala de aula, ainda continuam arraigadas ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir o real espaço da oralidade nas aulas de língua materna, uma vez que entendemos que a língua, em sua especificidade oral, pode propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que o torne capaz de atuar socialmente pela palavra, apropriando-se das estruturas e funções dos gêneros orais que fazem parte das práticas sociais que organizam o dia a dia das cidades, permitindo ao aluno, na qualidade de sujeito de uma sociedade complexa, utilizar a língua nas mais diferentes situações de comunicação/interação. Para tanto, utilizou-se a observação da prática pedagógica do professor de língua materna em sua ação docente frente ao Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Pombal-PB, bem como a adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional do ensino sobre sua prática de trabalho com a oralidade no ensino da língua materna. Uma pesquisa qualitativa, que se inscreve no rol dos interesses dos programas de pós-graduação em formação de professores, fundamentada por documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais), além de teóricos da linguística contemporânea que se dedicam a investigação do trabalho com os gêneros textuais, orais e escritos, na sala de aula de língua materna, tais como Marcuschi (2003), Mollica (2007), Rojo (2010), Elias (2011), Bortoni-Ricardo (2009), Signorini (2001), Matencio (2001) e Schneuwly & Dolz (2001), entre outros aportes teóricos que ressaltam a importância do trabalho com a oralidade na aprendizagem escolar. Os resultados alcançados permitem refletir sobre a importância de a oralidade ser enfatizada no espaço da sala de aula e, sobretudo, refletir sobre a necessidade de o professor revisitar o seu fazer pedagógico, de modo a preparar os sujeitos envolvidos para atuarem nas mais diferentes situações de interação social

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