PEREIRA, Luiza Benício et al.. O professor, seu método de ensino e a escola. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/43567>. Acesso em: 13/11/2024 04:57
Sabemos que o professor possui um papel de grande importância na sociedade, sendo ele o profissional responsável pela construção do saber junto com os discentes nas escolas, ambos agem simultaneamente, pois o aprendizado não depende apenas do professor, mas da presença de dois indivíduos dispostos a construir novos conhecimentos a partir dos já existentes. Dessa maneira, os métodos de ensino que os professores escolhem para administrar suas aulas têm grande relevância no desenvolvimento das mesmas, na construção de sujeitos letrados, críticos e atuantes no seu meio social. A escola, por sua vez, é fundamental, tanto na elaboração dos saberes escolar quanto na formação de novos cidadãos. Nessa perspectiva, este estudo bibliográfico visa refletir sobre a relevância do professor e seu método de ensino nas aulas ministradas e a contribuição do corpo escolar nas melhorias necessárias ao ensino e as problemáticas existentes no sistema educacional. Utilizamos alguns estudos teóricos para enriquecer tais discussões, dentre os quais: Castro; Davanzo (1999), Freire (1996), Kleiman (1991), Moreira (2007), Oliveira (2005). Salientamos, ainda, nesse artigo, a importância de uma boa formação acadêmica para que os profissionais da educação possuam bases teóricas consistentes e, assim, possam inovar e transformar a realidade das escolas onde ministram suas aulas e dos indivíduos com os quais convivem.