O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizagem, desde que tenha caráter mútuo e significativo. Para tanto discorremos o relato de experiência aplicado em 2015 nas turmas dos 9º anos com o intuito de melhorar os resultados negativos na Prova Brasil que consequentemente reflete no IDEB da nossa escola. Nessa perspectiva utilizamos abordagens acerca da alfabetização e os letramentos intrínsecos em sala de aula, na qual enfatizamos o letramento digital, assim constatamos que o universo tecnológico pode ser explorado com mais frequência no ambiente escolar, pois é um instrumento muito atrativo para essa geração inserida no mundo globalizado e consequentemente digital. Quanto à metodologia, esse estudo organiza-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa. Vale ressaltar que neste projeto o letramento digital foi direcionado para o desenvolvimento das habilidades pertinentes a avaliação da Prova Brasil, porém esse foco nas aulas de Língua Portuguesa também contribui na construção de um sujeito capaz de atuar na sociedade de maneira crítica.