A literatura é um importante passo para o leitor se conhecer dentro de uma sociedade letrada, sendo assim, o objetivo deste artigo é discutir nossa prática pedagógica durante a realização do estágio supervisionado no ensino fundamental em uma escola municipal de Campina Grande. Metodologicamente, nossas atividades foram elaboradas a partir do procedimento de Sequências Didáticas (SD) divididas em 20 h/as. O conteúdo principal da SD era a leitura do livro “OMO-OBA histórias de princesas” Oliveira (2009) e a abordagem do gênero Diário de Leitura. Os alunos iriam ler o livro de literatura em seguida produzir um diário de leitura baseado na interpretação pessoa dos contos presentes no livro. O Professor mostrar aos alunos que ler pode ser agradável dependendo do método utilizado é o que estimula a leitura, e consequentemente forma leitores assíduos e mostrar que uma das portas para este deleite é a literatura, é importante uma vez que a formação cultural e histórica é essencial para a formação do leitor analítico e produtor ativo numa perspectiva interacionista. Nosso aporte teórico sustenta-se em Carvalho (2005), Cosson (2012), Solé (1998), Machado (2007). Os resultados do estudo apontaram que os alunos não viam ler como um ato prazeroso, nem tinham este habito recorrente em suas vidas, no entanto a prática com estratégias motivacionais leitoras como a produção de um diário de Leitura, durante o estágio mostraram alunos dedicados à leitura e encantados com a literatura.