O estudo discute as metodologias utilizadas nas aulas de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, analisa e compara os dados da avaliação externa Prova Brasil dos anos 2011, 2013 e 2015, da cidade de Campina Grande, na Paraíba, encontrados na Plataforma QEdu. Reconhece que a partir do final do século XX a Educação começa a passar por processos de mudanças significativas, vários movimentos ocorridos nessa época propõe o ensino por métodos ativos onde o fazer do aluno é essencial para a construção do saber. Processos esses que vemos também fortemente nessa década com o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a Homologação da Base Nacional Comum Curricular. Objetiva levantar uma discussão teórico-metodológica acerca da utilização de situações-problemas, como ponto de partida das atividades matemáticas nessa etapa de ensino, no intuito de viabilizar um ensino mais consistente e possível de minimizar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Para tanto, toma os resultados das avaliações externas como indicadores principais, de que as metodologias que são pautadas na imposição de regras e algoritmos complicados e descontextualizados, só intensificam as dificuldades de aprendizagem dos educandos. Optou-se por uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativo-quantitativa que traz dados compilados, a partir de uma análise dos resultados da Prova Brasil, e nas falas de autores importantes na linha da Educação Matemática. Os resultados analisados permitem concluir que para que se possa atingir uma aprendizagem de qualidade, onde os alunos são protagonistas da construção do conhecimento se faz necessário, mudanças significativas na metodologia docente.