Antes de ir para a escola, algumas crianças já tem um conhecimento prévio sobre Literatura infantil, seja porque seus pais leem para ela, seja porque assistem na TV, no computador, no smartfone e ou tablet, equipamentos acessíveis na atualidade para a maioria das crianças e onde elas podem encontrar diversos sites que apresentam vídeos de contos infantis. Assim, quando ela começa a frequentar o ambiente escolar ela já chega com um conhecimento prévio, porém nem todas tem esse acesso e por isso, cabe a escola apresentar as que já possuem e as que não possuem, o mundo mágico da literatura infantil, estimulando-as no seu desenvolvimento cognitivo. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar a contribuição da literatura no desenvolvimento da criatividade, da capacidade cognitiva e no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças. Foi realizada além da pesquisa bibliográfica uma pesquisa exploratória e de campo em 02 (duas) salas da pré-escola na cidade de Brejo do Cruz – PB. Os resultados obtidos oportunizaram-nos compreender a necessidade de ensinar e aprender literatura infantil em vários contextos e com várias pessoas como, amigos, vizinhos, familiares, parentes e com a comunidade escolar, e não somente desenvolver o hábito da leitura na escola no ambiente formal. Por isso identificamos como positivo o trabalho realizado pela creche, que é o de enviar para os pais livros de contos infantis para serem lidos com as crianças em casa, uma forma de ensiná-las desde cedo o gosto pela leitura bem como o desenvolvimento da criatividade atividade que a creche compartilha.