O trabalho com os gêneros textuais se tornou uma discursão constante, principalmente depois que, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, destacou-se a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais contextualizados para o desenvolvimento da competência comunicativa do discente. O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o trabalho com gêneros textuais no livro didático. Utilizou-se para esse fim um volume integrado do 4º ano do ensino fundamental da editora do Brasil adotado em escolas privadas do município de Queimadas nos anos de 2017/2018, relacionando a proposta do livro didático às dos PCNs e a teóricos da linguística textual. Observou-se que apesar da proposta interacionista adotada na apresentação da obra, o trabalho com gêneros textuais não estão de acordo com as propostas dos PCNs que defende a apropriação e domínio da língua como forma privilegiada de participação. Considerando que os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados e que, são materializados em situações comunicativas recorrentes com função sócio-comunicativa bem determinada. Percebe-se que é a função comunicativa que determina o gênero textual a ser utilizado no momento da interação, por isso é tão importante que se trabalhe os mais variados gêneros textuais na sala de aula, uma vez que as atividades diárias também são diversas.