O contexto social vivenciado pelos alunos é na maioria das vezes transmitida nas aulas seja de forma implícita ou explícita, esse contexto pode interferir na aprendizagem dos alunos, no contato com o texto literário. Segundo Hans Robert Jauss (1967, p. 50) “a recepção representa um envolvimento intelectual, sensorial e emotivo com uma obra o leitor tende a se identificar com essas normas, transformadas, assim, em modelos de ação”, esse diálogo construindo entre o texto e o leitor pode influenciár-lo implicitamente em suas ações. E com a teoria do efeito estético do teórico Wolfgang Iser (1996, p, 79) “o papel do leitor representa, sobretudo, uma intenção que apenas se realiza através dos atos estimulados no receptor. Esta pesquisa tem como objetivo investigar, com base na teoria da estética da recepção e a teoria do efeito, porque uma aluna tornou-se ríspida com a professora, construindo obstáculos para leitura e análises após as leituras e discussões dos textos literários com a temática amor nas aulas de estágio. Essa pesquisa será feita a partir de método qualitativo, em um estudo de caso. Analisaremos uma produção textual da aluna do 7º ano, em que a própria revelou sua história de “desamor”, mostrando umas pistas sobre o seu comportamento durante as leituras e debates.