As heranças africanas para formação histórico-cultural da sociedade brasileira são pouco abordadas nas instituições educativas do Brasil, uma vez que estas ainda mantêm o modelo eurocêntrico de ensino o que dificulta a introdução de tais elementos em seus currículos. Diante disto, elaboramos uma proposta interventiva para ser desenvolvida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, baseada na Sequência Básica de Rildo Cosson (2012), na qual desenvolveremos atividades de leitura, interpretação e escrita tendo como base a análise do romance Desde que o samba é samba , de Paulo Lins (2012). A referida obra promove a ampliação do debate acerca das ideologias que permeiam as relações étnico-raciais e suscita no leitor o olhar crítico para o desvelamento da posição do negro na formação da nossa sociedade. A proposta tem como objetivo a valorização, reconhecimento e introdução dos aspectos históricos e culturais de ascendência africana nas aulas de Língua Portuguesa e a formação de leitores mais críticos e atuantes. Está fundamentada em Cuti (2010) que trata das manifestações na literatura negro-brasileira, em Nascimento (2001) Munanga (2005), Santos (2016) cujas investigações estão voltadas para questões étnico-raciais e práticas inclusivas no contexto escolar, entre outros pesquisadores. As atividades aqui sugeridas visam a reformulação de conceitos e a desmistificação do papel do afrodescendente na história e cultura do país, gerando assim respeito pelas diferenças e a busca por equidade.