Considerando as dificuldade dos docentes da educação básica no sentido de apresentarem uma base de orientação para a escrita de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e considerando que é necessário subsidiar teórico e metodologicamente os alunos/futuros professores desde a Formação inicial a mobilizarem saberes sobre comandos de escrita, este trabalho visa apresentar (re)configurações de comandos de escrita produzidos por alunos do 6º período do Curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ensino. As produções dos enunciados de escrita foram realizadas através de uma atividade diagnóstica e de uma atividade de reescrita de comandos de produção textual em componentes curriculares da área de linguagem do referido Curso. A análise teve como foco o uso das condições de produção do texto. Observamos se os sujeitos da pesquisa (08 alunos) consideram, em suas propostas de escrita, o contexto situacional de produção, o leitor, o objetivo da produção, a esfera social, o suporte, entre outros fatores. Para tanto, pautamo-nos nas discussões sobre gênero textual, propostas por Marcuchi(2008), nas reflexões acerca do processo de escrita, conforme Geraldi (2004), Reinaldo(2002), Menegassi (2016) e Meira(2017), e nos trabalhos de Geraldi (1997), Menegassi (2011) e Bronckart (1999) em relação às condições de produção, pautadas no Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados evidenciam que, a princípio, os comandos não apresentam os elementos necessários para à produção de textos adequados à situação de interação verbal social. Visto isso, propomos atividades de reescrita desses comandos, com base em Marcuschi e Leal (2009) e Meira (2017).