Este artigo traz uma proposta de trabalho para Educação Infantil, realizada com os alunos do Maternal-I da creche Santina de Gelo, Patos - PB, possibilitando reflexões sobre os saberes e fazeres docentes nessa etapa da educação. A temática, “Contação de Histórias” partiu da problemática encontrada no momento em que se observou a rotina e o ensino-aprendizagem na instituição trabalhada. Para a produção desse gênero foi necessário recorrer a alguns estudiosos da área, visto que, a teoria não deve se dissociar da prática, além disso, também foi feito um primeiro contato com os alunos da série trabalhada a fim de extrair dos mesmos seus conhecimentos prévios, para tal foi lhes apresentada a obra em questão, o que, prontamente despertou o interesse das crianças. A apresentação do conto “Pinóquio”; de Carlo Collodi, teve como objetivo o favorecimento da apropriação da leitura, através da contação de história como momento prazeroso, envolvendo a interação com outras linguagens, sensibilizando-os através do lúdico, das músicas infantis; das brincadeiras, da roda de conversa. Foi feita também a abordagem de desenhos e jogos com as vogais para enfatizarmos os nomes das personagens, a contação e dramatização da história com a utilização de fantoches e a recontação da história pelas crianças, feita de forma lúdica e imaginária. Nossa prática resultou na apropriação, pelos alunos, de diversas linguagens e saberes, mesmo em fase de letramento, mostrando a importância do lúdico na contação de histórias.