RAMALHO, Lidiane Quirino et al.. Dislexia: entre versos e reversos. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/43516>. Acesso em: 12/11/2024 22:46
A escola tem papel primordial no desenvolvimento de habilidades, que possibilite o indivíduo atuar na sociedade de forma autônoma. E uma dessas habilidades é o processo de aquisição da leitura, de forma eficiente e, para isso, os docentes devem trazer metodologias pedagógicas que favoreçam uma compreensão ampla dos textos que circulam socialmente. Nesse contexto, é surge a necessidade de pensar, ainda mais, no indivíduo, que apresenta transtornos específicos para ler e compreender textos, em suas formas morfológicas, sintáticas, e pragmáticas. Estamos nos referindo, nesse enfoque, a dislexia, e um dos aspetos que evidencia mais esse transtorno de aprendizagem nos sujeitos, é que esses apresentam dificuldades em identificar palavras ou sons que compõem o processo de rimas, e até mesmo, formá-las em suas possíveis produções textuais. Assim o objetivo desse trabalho é propor estratégias de aprendizagem que favoreçam um melhor desempenho de determinadas crianças com diagnóstico de dislexia, na leitura e compreensão do gênero textual poema. O trabalho foi conduzido metodologicamente, a partir de atendimentos/intervenções psicopedagógicas realizados em uma clínica particular de uma das pesquisadoras. A partir dos resultados apresentados, foi possível perceber que as crianças apresentaram um maior nível de compreensão dos textos, que serviram de base para os estudos, ao fazerem uso da tecnologia para minimizar o impacto que a dislexia trás para as habilidades leitoras, e no caso específico, para o conhecimento de rimas. Nestes termos, espera-se contribuir com a divulgação de possíveis estratégias educacionais mais eficazes, no que diz respeito ao trabalho do docente com sujeitos disléxicos.