Na rotina diária escolar percebemos o quanto os nossos alunos estão se distanciando do hábito da leitura de textos literários e consequentemente das produções escritas, o que resulta em textos incoerentes e superficiais. Por ser a língua um fator social, sua produção acontece no cotidiano. Nesse sentido, o texto escrito passa a ser um reflexo da fala, tendo em sua estrutura as marcas da oralidade. O presente trabalho intitulado Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental visa analisar a importância de atividades que estimulem a leitura e a produção textual oral e escrita no cotidiano escolar. O interesse pelo tema deu-se pela necessidade de provocar uma reflexão de como o essas habilidades têm sido trabalhadas e de como a escola pode proporcionar variadas aprendizagens através da leitura e produção textual, assim como, investigar algumas dessas variações e de como o indivíduo utiliza a linguagem como forma de interação. Para o desenvolvimento desse estudo será aplicado uma atividade em sala de aula contemplando as habilidades já mencionadas e uma pesquisa qualitativa em literatura condizente com o tema buscando respaldo teórico a partir das considerações de Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Cagliari (2009) entre outros. Sendo assim, podemos concluir as análises desse estudo como satisfatórias e importantes para o entendimento, a compreensão e a participação dos alunos nas aulas de leitura e produção textual oral e escrita, criando um ambiente que facilite o acesso aos livros e à leitura.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Interação, Aprendizagens, Ensino.