Os pais em sua maioria ao colocar a criança na escola preocupa-se logo com a questão do letramento. As escolas em sua maioria procura alcançar essa meta estimulando desde cedo atividades de leitura e escrita, como forma de satisfazer os pais e ou de mostrar para eles a competência de seu quadro de professores e de seus métodos. O letramento precoce tem gerado controvérsias no meio das pesquisas sobre educação infantil, pois de fato o que é mais importante? Aprender a ler e escrever ou desenvolver atividades lúdicas que estimulem a criatividade da criança? O objetivo do trabalho foi verificar a importância da leitura lúdica nas séries iniciais do ensino fundamental, como ferramenta necessária para iniciar a criança no mundo das letras de forma prazerosa e não precoce. A pesquisa foi realizada na cidade de Brejo do Cruz – PB em duas escolas municipais da região. Constatou-se que ao brincar, ao se divertir com as histórias apresentadas pelas professoras, através da contação de histórias, dos livros ilustrados, dos vídeos entre outros recursos utilizados para a leitura de forma lúdica, as crianças aprendem a respeitar regras, ampliar o relacionamento social, a respeitarem a si mesmo e aos outros, a se expressarem com maior facilidade, entre outras habilidades. Concluiu-se que para atender à curiosidade das crianças, a leitura e a escrita devem ser encaradas como um processo, explorando-as, sem, contudo, ter objetivo e compromisso de fazer a criança chegar ao final dessa etapa lendo e escrevendo de forma superficial e sem respeito às suas necessidades.