Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A ESTILÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA

Palavra-chaves: GRAMÁTICA, ESTILÍSTICA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT - 10. Ensino Contextual de Gramática
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43456
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "A ESTILÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O ensino de língua em sua acepção tradicional vem, há muito, sendo alvo de reflexões e produções. Análises a respeito das práticas/posturas do professor em sala de aula, considerações sobre os livros didáticos em circulação na esfera escolar, bem como debates relativos ao currículo têm constituído o anseio de fazer com que a aprendizagem da língua ocorra de maneira mais funcional, mais dialógica. Evidenciam-se, nesse cenário, as diversas investigações realizadas em relação ao livro didático e o ensino de língua, visto que esse elemento – o livro didático – circula no âmbito escolar como instrumento mediador, e detentor do saber, do processo de ensino aprendizagem do aluno. Frente a esse panorama, nos debruçamos sobre dois exemplares distintos de livros didáticos, utilizados tanto na rede pública quanto na rede privada no estado da Paraíba, com vista a verificar se o ensino de gramática está sendo proposto estabelecendo-se uma relação entre o procedimento metodológico e a perspectiva dialógica da linguagem ou se os materiais isolam os aspectos semânticos e estilísticos da língua, fazendo com que a gramática se degenere em escolasticismo. Metodologicamente, fizemos o recorte de um conteúdo gramatical, a saber, os períodos compostos por subordinação, para constituir o corpus de nossa observação, que teve como norte teórico os estudos do Círculo de Bakhtin (2013, 2016, 2017). Acerca dos resultados da análise, verificamos a necessidade de mudança no que tange ao ensino de gramática, pois a abordagem do ensino de língua ainda está arraigada à terminologias e conceitos, distanciando-se da reflexão e autonomia, como também de uma concepção de língua, a partir de usos situados, enquanto dialógica e funcional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ESTILÍSTICA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID314_12042018183015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALIXANDRA G.R. DE MEDEIROS E O"
    "autor_email" => "alixandragm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43456
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "A ESTILÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE GRAMÁTICA"
    "resumo" => "O ensino de língua em sua acepção tradicional vem, há muito, sendo alvo de reflexões e produções. Análises a respeito das práticas/posturas do professor em sala de aula, considerações sobre os livros didáticos em circulação na esfera escolar, bem como debates relativos ao currículo têm constituído o anseio de fazer com que a aprendizagem da língua ocorra de maneira mais funcional, mais dialógica. Evidenciam-se, nesse cenário, as diversas investigações realizadas em relação ao livro didático e o ensino de língua, visto que esse elemento – o livro didático – circula no âmbito escolar como instrumento mediador, e detentor do saber, do processo de ensino aprendizagem do aluno. Frente a esse panorama, nos debruçamos sobre dois exemplares distintos de livros didáticos, utilizados tanto na rede pública quanto na rede privada no estado da Paraíba, com vista a verificar se o ensino de gramática está sendo proposto estabelecendo-se uma relação entre o procedimento metodológico e a perspectiva dialógica da linguagem ou se os materiais isolam os aspectos semânticos e estilísticos da língua, fazendo com que a gramática se degenere em escolasticismo. Metodologicamente, fizemos o recorte de um conteúdo gramatical, a saber, os períodos compostos por subordinação, para constituir o corpus de nossa observação, que teve como norte teórico os estudos do Círculo de Bakhtin (2013, 2016, 2017). Acerca dos resultados da análise, verificamos a necessidade de mudança no que tange ao ensino de gramática, pois a abordagem do ensino de língua ainda está arraigada à terminologias e conceitos, distanciando-se da reflexão e autonomia, como também de uma concepção de língua, a partir de usos situados, enquanto dialógica e funcional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 10. Ensino Contextual de Gramática"
    "palavra_chave" => "GRAMÁTICA, ESTILÍSTICA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA10_ID314_12042018183015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALIXANDRA G.R. DE MEDEIROS E O"
    "autor_email" => "alixandragm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O ensino de língua em sua acepção tradicional vem, há muito, sendo alvo de reflexões e produções. Análises a respeito das práticas/posturas do professor em sala de aula, considerações sobre os livros didáticos em circulação na esfera escolar, bem como debates relativos ao currículo têm constituído o anseio de fazer com que a aprendizagem da língua ocorra de maneira mais funcional, mais dialógica. Evidenciam-se, nesse cenário, as diversas investigações realizadas em relação ao livro didático e o ensino de língua, visto que esse elemento – o livro didático – circula no âmbito escolar como instrumento mediador, e detentor do saber, do processo de ensino aprendizagem do aluno. Frente a esse panorama, nos debruçamos sobre dois exemplares distintos de livros didáticos, utilizados tanto na rede pública quanto na rede privada no estado da Paraíba, com vista a verificar se o ensino de gramática está sendo proposto estabelecendo-se uma relação entre o procedimento metodológico e a perspectiva dialógica da linguagem ou se os materiais isolam os aspectos semânticos e estilísticos da língua, fazendo com que a gramática se degenere em escolasticismo. Metodologicamente, fizemos o recorte de um conteúdo gramatical, a saber, os períodos compostos por subordinação, para constituir o corpus de nossa observação, que teve como norte teórico os estudos do Círculo de Bakhtin (2013, 2016, 2017). Acerca dos resultados da análise, verificamos a necessidade de mudança no que tange ao ensino de gramática, pois a abordagem do ensino de língua ainda está arraigada à terminologias e conceitos, distanciando-se da reflexão e autonomia, como também de uma concepção de língua, a partir de usos situados, enquanto dialógica e funcional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.