O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a leitura literária, incentivando docentes a desenvolver atividades leitoras, tanto em sala de aula quanto fora dela, utilizando estratégias para uma compreensão efetiva dos textos literários, em especial, o texto poético. Herdeiros de uma escola que pouco lê e de uma formação que não elege a leitura como centro de aprendizagem e fonte de conhecimento, inseguros no trabalho com esse eixo de ensino, muitos professores evitam abordar a literatura ou se aproximar dela. Quanto às práticas escolares, recorre-se a pressupostos teóricos de Zilberman (2014), Cosson (2014), Souza e Girotto (2010), Dalvi (2013), Sant’Anna (2011), Frantz (1998), Pinheiro (2002) que afirma “a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidados do que o texto em prosa”, defensores da utilização de estratégias de leitura, propondo formas de ler, de compreender e de sugerir leituras dos textos que perfazem a diversidade de gêneros literários, incluindo-se Solé (1998), apesar de não elegê-lo nas suas propostas, orienta fazeres adequados à abordagem da leitura literária. Com base nos teóricos citados, ler textos literários, a partir das estratégias propostas, discutindo formas de aprender/ensinar a ler em profundidade, visando à capacidade de compreendê-los, identificando, ideias explícitas e implícitas, conduzindo a uma leitura crítico-reflexiva. Os resultados obtidos mostraram contribuições significativas do texto literário, desenvolvendo habilidades de leitura do texto poético e formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.