Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO POÉTICO E LITERÁRIO.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO. Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43458
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO POÉTICO E LITERÁRIO."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a leitura literária, incentivando docentes a desenvolver atividades leitoras, tanto em sala de aula quanto fora dela, utilizando estratégias para uma compreensão efetiva dos textos literários, em especial, o texto poético. Herdeiros de uma escola que pouco lê e de uma formação que não elege a leitura como centro de aprendizagem e fonte de conhecimento, inseguros no trabalho com esse eixo de ensino, muitos professores evitam abordar a literatura ou se aproximar dela. Quanto às práticas escolares, recorre-se a pressupostos teóricos de Zilberman (2014), Cosson (2014), Souza e Girotto (2010), Dalvi (2013), Sant’Anna (2011), Frantz (1998), Pinheiro (2002) que afirma “a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidados do que o texto em prosa”, defensores da utilização de estratégias de leitura, propondo formas de ler, de compreender e de sugerir leituras dos textos que perfazem a diversidade de gêneros literários, incluindo-se Solé (1998), apesar de não elegê-lo nas suas propostas, orienta fazeres adequados à abordagem da leitura literária. Com base nos teóricos citados, ler textos literários, a partir das estratégias propostas, discutindo formas de aprender/ensinar a ler em profundidade, visando à capacidade de compreendê-los, identificando, ideias explícitas e implícitas, conduzindo a uma leitura crítico-reflexiva. Os resultados obtidos mostraram contribuições significativas do texto literário, desenvolvendo habilidades de leitura do texto poético e formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID69_11042018202644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43458
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO TEXTO POÉTICO E LITERÁRIO."
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a leitura literária, incentivando docentes a desenvolver atividades leitoras, tanto em sala de aula quanto fora dela, utilizando estratégias para uma compreensão efetiva dos textos literários, em especial, o texto poético. Herdeiros de uma escola que pouco lê e de uma formação que não elege a leitura como centro de aprendizagem e fonte de conhecimento, inseguros no trabalho com esse eixo de ensino, muitos professores evitam abordar a literatura ou se aproximar dela. Quanto às práticas escolares, recorre-se a pressupostos teóricos de Zilberman (2014), Cosson (2014), Souza e Girotto (2010), Dalvi (2013), Sant’Anna (2011), Frantz (1998), Pinheiro (2002) que afirma “a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidados do que o texto em prosa”, defensores da utilização de estratégias de leitura, propondo formas de ler, de compreender e de sugerir leituras dos textos que perfazem a diversidade de gêneros literários, incluindo-se Solé (1998), apesar de não elegê-lo nas suas propostas, orienta fazeres adequados à abordagem da leitura literária. Com base nos teóricos citados, ler textos literários, a partir das estratégias propostas, discutindo formas de aprender/ensinar a ler em profundidade, visando à capacidade de compreendê-los, identificando, ideias explícitas e implícitas, conduzindo a uma leitura crítico-reflexiva. Os resultados obtidos mostraram contribuições significativas do texto literário, desenvolvendo habilidades de leitura do texto poético e formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID69_11042018202644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALDO DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALDO"
    "autor_email" => "marcultura273@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O presente artigo tem como objetivo sensibilizar a leitura literária, incentivando docentes a desenvolver atividades leitoras, tanto em sala de aula quanto fora dela, utilizando estratégias para uma compreensão efetiva dos textos literários, em especial, o texto poético. Herdeiros de uma escola que pouco lê e de uma formação que não elege a leitura como centro de aprendizagem e fonte de conhecimento, inseguros no trabalho com esse eixo de ensino, muitos professores evitam abordar a literatura ou se aproximar dela. Quanto às práticas escolares, recorre-se a pressupostos teóricos de Zilberman (2014), Cosson (2014), Souza e Girotto (2010), Dalvi (2013), Sant’Anna (2011), Frantz (1998), Pinheiro (2002) que afirma “a leitura do texto poético tem peculiaridades e carece, portanto, de mais cuidados do que o texto em prosa”, defensores da utilização de estratégias de leitura, propondo formas de ler, de compreender e de sugerir leituras dos textos que perfazem a diversidade de gêneros literários, incluindo-se Solé (1998), apesar de não elegê-lo nas suas propostas, orienta fazeres adequados à abordagem da leitura literária. Com base nos teóricos citados, ler textos literários, a partir das estratégias propostas, discutindo formas de aprender/ensinar a ler em profundidade, visando à capacidade de compreendê-los, identificando, ideias explícitas e implícitas, conduzindo a uma leitura crítico-reflexiva. Os resultados obtidos mostraram contribuições significativas do texto literário, desenvolvendo habilidades de leitura do texto poético e formando leitores. A experiência vivenciada contribuiu, ainda, de forma relevante, para a formação acadêmica e profissional dos professores-pesquisadores, favorecendo a inserção na prática da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.