RESUMO
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da leitura e de sua importância, como também das estratégias de leitura como sendo elementos necessários à construção de bons e atuantes leitores. Tem como objetivo geral analisar a eficácia de algumas estratégias de leitura aplicadas em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Mari-PB. Para isso, são apresentadas discussões embasadas em autores como Kleiman (2000), Martins (2007), Pietri (2009), Solé (1998), dentre outros que discutem a leitura e adoção de estratégias para seu desenvolvimento. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e se desenvolveu a partir de reflexões feitas mediante a aplicação de atividades de leitura na turma citada. Mediante as reflexões feitas acerca da prática desenvolvida, concluiu-se que o professor precisa utilizar atividades de leitura baseadas em diversos gêneros textuais, embasando sua prática em estratégias que contribuam para a formação de bons leitores, a fim de que os alunos criem estratégias próprias para a construção de seus conhecimentos.