A aprendizagem como processo essencial para a vida humana é uma fonte de pesquisa de diversas áreas, e objeto de estudo da psicopedagogia. Na perspectiva psicopedagógica, este trabalho se propôs a trazer uma pesquisa de cunho bibliográfico que aborda a relação dos gestos com a aprendizagem humana. A partir deste conhecimento surgiu uma indagação como problemática desta pesquisa de qual o papel da gestualidade no processo de comunicação, em especial nos atendimentos em psicopedagogia? Tendo conhecimento disso, a pesquisa oferecerá contribuições aos profissionais da área da psicopedagogia, expondo os estudos dos gestos e fala e a sua relação com a aprendizagem para um processo de avaliação/intervenção psicopedagógica. Pretende-se com esse trabalho buscar subsídios para que o psicopedagogo amplie seu conhecimento para a prática psicopedagógica. Em nossa fundamentação destaca-se a contribuição de autores como McNeill (1985) que propõe que gesto e fala são indissociáveis, funcionando de forma simultânea, e os estudosde Kendon (1982) que elaborou um contínuo baseando-se na pesquisa do autor McNeill. Buscou-se expor a relação dos gestos com a aprendizagem humana através de estudos sobre a psicomotricidade, abordando-se um olhar psicopedagógico. Os teóricos utilizados para sustentar a nossa pesquisa, são estudos da linguística e logo após estudos da psicopedagogia e psicomotricidade para fazer a ligação da gestualidade e a psicopedagogia. Portanto o objetivo geral desse artigo é compreender o papel da gestualidade no processo de comunicação e especificamente no processo avaliativo/interventivo psicopedagógico. O psicopedagogo deverá levar em consideração no seu processo de avaliação/intervenção a relação dos gestos e fala.