Um olhar mais atento sobre os resultados das redações no Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, nos estimula a uma reflexão sobre a competência textual dos estudantes, ao término da educação básica. Nesse contexto, surgiu o presente trabalho, que resulta de observações realizadas em textos dissertativo-argumentativos produzidos por estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública de Bom Conselho-PE, durante o preparo para a redação do ENEM, o que, naquele momento, representava o maior foco de interesse dos estudantes. Assim, foi-lhes apresentada a situação de produção, depois de uma fase preliminar de trabalho com o gênero e com temáticas atuais. Em seguida, foi realizada a análise das produções e a descrição das dificuldades apresentadas por seus produtores, tanto no nível macro como no nível microestrutural. Para compor o corpus deste trabalho, foram selecionados 02(dois) textos, sendo aquele de mais baixa qualidade entre as produções e o considerado de melhor nível, segundo o critério de capacidade de realização da coerência textual em seus aspectos linguísticos que são por nós analisados. Os resultados da análise apontam a necessidade de desenvolvimento, nas aulas de língua portuguesa, de um trabalho centrado no texto e na sua textualidade.