Uma boa argumentação pode garantir uma nota máxima na redação do vestibular e o ingresso na Universidade. A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi planejada para testar os conhecimentos de ensino-aprendizagem, sendo considerada uma prova padrão de vestibular, com questões de múltipla escolha e uma redação que envolve assuntos vistos durante a vida escolar e fatos sociais presentes no cotidiano dos alunos da educação básica. No presente artigo, abordamos a redação do Enem diante da seguinte questão: como produzir argumentos favoráveis no processo de preparação para a escrita da redação do Enem? De forma mais específica, temos os seguintes objetivos: (1) propor estratégias de argumentos para produção do texto dissertativo-argumentativo; (2) verificar a compreensão de alunos impostas sobre a temática escolhida para escrita. Para a fundamentação teórica, baseamos nossos estudos em Fiorin (2010), Charaudeau (2016), Vonoye (1991), Cruz (2013), Kleiman (2005-2010), Freitas e Luna (2017). Para tanto, nossa pesquisa faz parte do campo de Línguistica Aplicada. Nosso estudo é feito na metodologia da natureza qualitativa, para compreendermos a análise de 20 atividades, respondidas por alunos de um cursinho pré-vestibular, na cidade de Campina Grande-PB, em torno da produção argumentativa dos alunos em preparação ao Enem. Os resultados mostram, parcialmente, as dificuldades dos alunos em selecionar bons argumentos para constituírem seus textos, a falta de compreensão daquilo que seria argumento confundido com intervenção social e problemas na escolha de conectivos argumentativos para interligarem as ideias.