É cada vez mais observável em nossa sociedade uma crescente desvalorização do ensino de literatura na escola. Isso ocorre por diversos fatores, dentre esses, podemos destacar a didatização dos textos literários e até mesmo a popularização de ideias preconceituosas do tipo: o estudo de literatura é muito antiquado, literatura é apenas para pessoas “cultas” etc. Além disso, a própria maneira como os modos de leitura são realizados nas escolas contribui para esse fato. Partindo dessa problematização, nos propomos a fazer um relato de experiência baseado em uma aplicação de atividade na E. M. E. F. “Prof.º José Honório Filho” na cidade de Mari – PB, na turma do 9º ano do período matutino, com alunos na faixa etária de 14 a 18 anos. Com base nos estudos do autor Rildo Cosson em seu livro “Letramento literário: teoria e prática” (2016) esse artigo busca alternativas para o trabalho de leitura em sala de aula. Dessa forma, pretendemos fazer uma análise da aplicabilidade dos estudos de Cosson com os alunos que participaram da atividade. Nessa atividade será desenvolvida a sequência básica proposta por Cosson, que objetiva a prática do letramento literário. Para a atividade adotaremos o texto “Sorôco, sua mãe, sua filha” de Guimarães Rosa, a fim de realizar uma proposta de leitura na aula de português.