Apesar dos avanços e investimentos na educação brasileira, ainda há uma precarização na alfabetização que não se limita aos anos iniciais ou finais e ultrapassa as salas das universidades, aumentando o índice de analfabetos funcionais com diploma na mão. Desse modo, é preciso que as escolas compreendam o que é alfabetização e o que é letramento para poderem adequar a prática pedagógica e torná-la eficaz. Logo, o presente relato de experiência se deu a partir da proposta do Projeto "Leitura e Escrita: Minha Escola Lê" pensada pela professora, Vejoane Tolentino, após os resultados negativos das avaliações do 1º bimestre, conjuntamente ao SOMA Pacto pela Aprendizagem na Paraíba e apoiado pela Secretaria Municipal de Educação. Amparado pela LDB, o Projeto constitui em organizar os alunos do 1º ao 5º anos,em seis ciclos que foram chamados de oficinas, nas quintas e sextas feiras com base nas competências de leitura e escrita de cada um, independentemente do ano que esteja matriculado. O objetivo é que o aluno progrida ao final das ações para poder acompanhar o seu ano de matrícula. Nas oficinas,os professores se propõem a diagnosticar e trabalhar as necessidades de cada aluno através de diversos gêneros textuais, onde a oralidade, compreensão e produção escrita serão desenvolvidas. Percebeu-se a preocupação da equipe pedagógica no desempenho das atividades e uma melhora,ainda que lenta, no comportamento e aprendizagem de alguns alunos.