RESUMO: A construção do conhecimento na Educação dos dias atuais deve ocorrer coletivamente e estar voltada para questões que contemplem as diferenças, ou seja, a diversidade humana que compõe a escola, sendo necessário para isso, incluir questões a serem discutidas e/ou refletidas tais como: etnia, raça, gênero, classe, sexo, entre outras, valorizando todo o conhecimento que os diferentes grupos trazem para a sala de aula, enriquecendo muito mais o ensino e a aprendizagem, onde, infelizmente acabam sendo despercebidos ou ignorados por muitos professores. O processo de inclusão é ponto chave para todo o percurso, pois é através desse norteamento que a pluralidade cultural se torna ativa e respeitada no âmbito escolar, possibilitando assim a interdisciplinaridade, intercontextualidade e principalmente as relações sociais que devem ser estabelecidas por todas as partes e por todas as pessoas. Deste modo, este artigo tem como objetivo problematizar e discutir os desafios que a proposta de Educação Em/para os direitos Humanos, Diversidade e Inclusão trazem para o âmbito educacional, assim como seus requisitos mínimos e indispensáveis á consolidação da proposta para a Diversidade. Apontando as possibilidades, os limites e os maiores obstáculos. Todas essas relevâncias são essenciais para a formação docente e principalmente para a (Re) formação de cidadãos que lutam não só pelos seus direito, mas vorazmente pelo direito do outro, ser o outro com todas as suas especificidades.