Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“QUEM CHEGA LÁ”: REVISANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA BÁSICA DE FORMA LÚDICA

Palavra-chaves: JOGOS, LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38937
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3797
    "inscrito_id" => 8115
    "titulo" => "“QUEM CHEGA LÁ”: REVISANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA BÁSICA DE FORMA LÚDICA"
    "resumo" => "Atividades diferenciadas vêm fazendo parte da metodologia para se trabalhar em sala de aula com os jovens no intuito de auxiliar o ensino de Química. Portanto, o professor deve fazer uso de praticas em sala que contribuam com a construção do conhecimento do aluno e sua formação cidadã. O trabalho “Quem chega lá” foi aplicado no dia do Químico, na II Mostra de Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Floresta, para alunos do ensino médio e superior, com o objetivo de revisar os conceitos de Química básica de forma interativa. O referido trabalho teve como base principal os conteúdos básicos do ensino médio, como: matéria, misturas, tipos de separações, tabela periódica, modelo atômico, ligações químicas e reações químicas. A trilha foi feita em um isopor, com duas linhas de partida, foi elaborado em tiras de papel perguntas relacionadas ao conteúdo, que foram colocadas numa caixa. Em seguida dois participantes sorteavam uma pergunta onde teriam que acertar para seguir na trilha. O que chegasse primeiro era o vencedor da atividade, e assim se seguiu com todos os alunos que quiseram participar do jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8115_15102017235413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLANE DIOMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLANE SILVA"
    "autor_email" => "krolanesilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38937
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3797
    "inscrito_id" => 8115
    "titulo" => "“QUEM CHEGA LÁ”: REVISANDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA BÁSICA DE FORMA LÚDICA"
    "resumo" => "Atividades diferenciadas vêm fazendo parte da metodologia para se trabalhar em sala de aula com os jovens no intuito de auxiliar o ensino de Química. Portanto, o professor deve fazer uso de praticas em sala que contribuam com a construção do conhecimento do aluno e sua formação cidadã. O trabalho “Quem chega lá” foi aplicado no dia do Químico, na II Mostra de Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Floresta, para alunos do ensino médio e superior, com o objetivo de revisar os conceitos de Química básica de forma interativa. O referido trabalho teve como base principal os conteúdos básicos do ensino médio, como: matéria, misturas, tipos de separações, tabela periódica, modelo atômico, ligações químicas e reações químicas. A trilha foi feita em um isopor, com duas linhas de partida, foi elaborado em tiras de papel perguntas relacionadas ao conteúdo, que foram colocadas numa caixa. Em seguida dois participantes sorteavam uma pergunta onde teriam que acertar para seguir na trilha. O que chegasse primeiro era o vencedor da atividade, e assim se seguiu com todos os alunos que quiseram participar do jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8115_15102017235413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLANE DIOMAR DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLANE SILVA"
    "autor_email" => "krolanesilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atividades diferenciadas vêm fazendo parte da metodologia para se trabalhar em sala de aula com os jovens no intuito de auxiliar o ensino de Química. Portanto, o professor deve fazer uso de praticas em sala que contribuam com a construção do conhecimento do aluno e sua formação cidadã. O trabalho “Quem chega lá” foi aplicado no dia do Químico, na II Mostra de Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Floresta, para alunos do ensino médio e superior, com o objetivo de revisar os conceitos de Química básica de forma interativa. O referido trabalho teve como base principal os conteúdos básicos do ensino médio, como: matéria, misturas, tipos de separações, tabela periódica, modelo atômico, ligações químicas e reações químicas. A trilha foi feita em um isopor, com duas linhas de partida, foi elaborado em tiras de papel perguntas relacionadas ao conteúdo, que foram colocadas numa caixa. Em seguida dois participantes sorteavam uma pergunta onde teriam que acertar para seguir na trilha. O que chegasse primeiro era o vencedor da atividade, e assim se seguiu com todos os alunos que quiseram participar do jogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.