Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS: VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DE NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, JOGOS DIDÁTICOS, LICENCIATURA EM QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37284
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 915
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DE NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta-se como um Estudo de Caso, com alunos do 2º (segundo) período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Vitória de Santo Antão. Tem por objetivo analisar se os jogos didáticos são aplicados no Ensino Médio dos destes estudantes, na disciplina de Química, pois, é sabido que é de tamanha importância que os professores utilizem novas abordagens e metodologias no ensino, e principalmente no tocante a Química. Sendo assim, é relevante analisar se antes dos estudantes ingressarem no Ensino Superior, possuíam alguma familiaridade com novos recursos, mais especificamente, relacionando-se aos jogos didáticos. Desse modo, os sujeitos da pesquisa foram 15 (quinze) estudantes e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário quali-quantitativo. Os resultados desta pesquisa de um modo geral mostraram o quanto o ensino de Química de Escolas de Rede Pública encontra-se defasado, pois muitos estudantes afirmaram não terem tido um bom ensino, e um dos motivos, é justamente o método utilizado pelos profissionais da educação, uma vez que, estes se prendem na maioria das vezes ao tradicionalismo, utilizando apenas quadro e piloto. É importante destacar também, a carência que os discentes têm em relação à vivência de novos recursos didáticos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, os jogos didáticos, que se apresentam como um recurso de valor indispensável, posto que, são ferramentas alternativas que dão um ótimo suporte/apoio tanto para o professor que é o mediador do conhecimento, quanto para os discentes como um passo para o conhecimento. Os jogos possuem inúmeras vantagens, porém uma das mais importantes é que ao mesmo tempo em que ensinam, divertem, dessa forma, o ensino se torna mais prazeroso, consequentemente, facilita a compreensão de determinando conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JOGOS DIDÁTICOS, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1292_07092017134548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR DIEGO"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37284
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 915
    "inscrito_id" => 1292
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: VALORIZANDO A IMPORTÂNCIA DE NOVAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta-se como um Estudo de Caso, com alunos do 2º (segundo) período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Vitória de Santo Antão. Tem por objetivo analisar se os jogos didáticos são aplicados no Ensino Médio dos destes estudantes, na disciplina de Química, pois, é sabido que é de tamanha importância que os professores utilizem novas abordagens e metodologias no ensino, e principalmente no tocante a Química. Sendo assim, é relevante analisar se antes dos estudantes ingressarem no Ensino Superior, possuíam alguma familiaridade com novos recursos, mais especificamente, relacionando-se aos jogos didáticos. Desse modo, os sujeitos da pesquisa foram 15 (quinze) estudantes e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário quali-quantitativo. Os resultados desta pesquisa de um modo geral mostraram o quanto o ensino de Química de Escolas de Rede Pública encontra-se defasado, pois muitos estudantes afirmaram não terem tido um bom ensino, e um dos motivos, é justamente o método utilizado pelos profissionais da educação, uma vez que, estes se prendem na maioria das vezes ao tradicionalismo, utilizando apenas quadro e piloto. É importante destacar também, a carência que os discentes têm em relação à vivência de novos recursos didáticos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, os jogos didáticos, que se apresentam como um recurso de valor indispensável, posto que, são ferramentas alternativas que dão um ótimo suporte/apoio tanto para o professor que é o mediador do conhecimento, quanto para os discentes como um passo para o conhecimento. Os jogos possuem inúmeras vantagens, porém uma das mais importantes é que ao mesmo tempo em que ensinam, divertem, dessa forma, o ensino se torna mais prazeroso, consequentemente, facilita a compreensão de determinando conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JOGOS DIDÁTICOS, LICENCIATURA EM QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1292_07092017134548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIGOR DIEGO FARIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "HIGOR DIEGO"
    "autor_email" => "higordiego@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta-se como um Estudo de Caso, com alunos do 2º (segundo) período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Vitória de Santo Antão. Tem por objetivo analisar se os jogos didáticos são aplicados no Ensino Médio dos destes estudantes, na disciplina de Química, pois, é sabido que é de tamanha importância que os professores utilizem novas abordagens e metodologias no ensino, e principalmente no tocante a Química. Sendo assim, é relevante analisar se antes dos estudantes ingressarem no Ensino Superior, possuíam alguma familiaridade com novos recursos, mais especificamente, relacionando-se aos jogos didáticos. Desse modo, os sujeitos da pesquisa foram 15 (quinze) estudantes e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário quali-quantitativo. Os resultados desta pesquisa de um modo geral mostraram o quanto o ensino de Química de Escolas de Rede Pública encontra-se defasado, pois muitos estudantes afirmaram não terem tido um bom ensino, e um dos motivos, é justamente o método utilizado pelos profissionais da educação, uma vez que, estes se prendem na maioria das vezes ao tradicionalismo, utilizando apenas quadro e piloto. É importante destacar também, a carência que os discentes têm em relação à vivência de novos recursos didáticos auxiliadores do processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, os jogos didáticos, que se apresentam como um recurso de valor indispensável, posto que, são ferramentas alternativas que dão um ótimo suporte/apoio tanto para o professor que é o mediador do conhecimento, quanto para os discentes como um passo para o conhecimento. Os jogos possuem inúmeras vantagens, porém uma das mais importantes é que ao mesmo tempo em que ensinam, divertem, dessa forma, o ensino se torna mais prazeroso, consequentemente, facilita a compreensão de determinando conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.