O presente estudo foi elaborado por graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de saber de discutir a utilização da gamificação na educação, abordando seus conceitos, apresentando no que consiste sua distinção dos games, bem como destacando algumas de suas possíveis aplicações pedagógicas. Este objeto de estudo (a gamificação) caracteriza-se como pertinente tendo em vista que quando inserido nos processos de ensino-aprendizagem, agrega toda uma ludicidade que advém para transformar o fazer pedagógico, promover a construção da autonomia do aluno e estimular seu engajamento nas atividades propostas. Como caminho metodológico, fizemos uso de criteriosa pesquisa bibliográfica nas bases de dados digitais da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e do Google Acadêmico. Seguimos as técnicas de leitura descritas por Lima e Mioto (2007), de modo sistematizado, selecionando autores de relevância na discussão da temática, os quais: Alves e Maciel (2014), Silva (2015), Túlio e Rocha (2017), Assis (2017), Figueiredo, Paz e Junqueira (2015), Ouverney-king; Oliveira; Castro (2016), tendo em vista responder os seguintes questionamentos: o que é gamificação? Como pode ser utilizada na educação? Por conseguinte, concluímos que a gamificação é uma ferramenta de grande valia para a educação, haja vista que foram observadas melhorias consideráveis no desempenho dos alunos.