Este artigo objetiva apresentar sucintamente um trabalho de pesquisa etnográfica na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi investigar sobre as práticas de leitura e letramento literário. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, sentimos a necessidade de contemplá-la não só em sua expressão literária, mas também como prática sócio-discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Dessa forma, propomos o trabalho com cordel como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Nesta perspectiva, partimos da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos literários na escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Emídio Viana Correia, no município de Campina Grande-PB; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura do cordel, cujas respostas verificaram a necessidade de elaboração de uma tomada de ação que possibilitou trabalhar a literatura numa interdependência entre o contexto sócio-histórico e o gênero literário.