O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência ocorrida na Universidade Estadual da Paraíba, fruto de um evento promovido como exigência do componente curricular de Atletismo da graduação em Educação Física. O evento foi o pioneiro na Instituição, sendo desenvolvido por alunos e pelo professor da disciplina, cuja atividade foi inicialmente idealizada como uma corrida de 5km com os próprios estudantes da Universidade, mas que tomou grandes proporções atingindo docentes da Instituição e o público externo, desde adolescentes de 16 anos até idosos com 70 anos. Foi assegurado a todos os participantes inscritos o recebimento de premiações, amenizando assim a competitividade entre eles. A partir dessa experiência surgiu a reflexão sobre forma como o atletismo é ensinado como disciplina nos cursos superiores de Educação Física, visando principalmente o rendimento físico do aluno em detrimento da formação do profissional como professor, e que repercute diretamente na maneira como ele é apresentado pelo egresso na disciplina de Educação Física em contexto escolar. Deste modo, o evento permitiu aos alunos organizadores compreender o Atletismo com um novo olhar, rompendo parcialmente com a influência da didática do ensino superior. Concluiu-se que inúmeros são os instrumentos possíveis de trabalhar nas escolas para fugir do ensino cansativo e rudimentar que limita as habilidades, capacidades e benefícios que essa disciplina pode proporcionar. Portanto, as atividades realizadas puderam capacitar aos alunos organizadores a encontrar alternativas para construir sua didática, entendendo que é praticando que instigamos o pensar e repensar da prática docente permitindo uma nova perspectiva na formação profissional na Educação Física escolar.