Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TORNAR-SE PROFESSOR: UM ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES DE GEOGRAFIA ESCOLAR COM OS SABERES E ATIVIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: SABER DOCENTE, PROFESSOR INICIANTE, GEOGRAFIA ESCOLAR Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38685 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3725 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: UM ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES DE GEOGRAFIA ESCOLAR COM OS SABERES E ATIVIDADE DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compreender as estratégias de professores iniciantes de Geografia escolar, nas suas inter-relações com os saberes e trabalho docente. Para atingir esse objetivo principal, temos como objetivos específicos: a) Analisar os processos formativos dos professores iniciantes de Geografia em suas relações com a formação inicial e com o cotidiano escolar; b) Identificar os desafios e possibilidades vivenciados pelo docente de Geografia escolar em início de carreira; c) Investigar como os professores de Geografia escolar, em início de carreira, mobilizam os saberes docente e constroem seu repertório de conhecimentos. O caminho metodológico visa a aproximação ao objeto de estudo, onde se buscará analisar as práticas dos sujeitos participantes, em suas inter-relações com os saberes e o trabalho docente, em outras palavras, o constituir-se docente a partir dos saberes que mobiliza em seu fazer docente, problematizando e situando essas práticas aos contextos e condições de trabalho desses professores, o ambiente escolar; acreditando ser a pesquisa social de abordagem qualitativa o caminho (LUDKE & ANDRE,1986; MINAYO,2007). O campo empírico será composto por escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas situadas em alguns municípios da RMR – PE; a escolha por essa escala de abrangência se deu devido a maior possibilidade de encontrar os sujeitos participantes, conforme os critérios pré-estabelecidos, assim como aumenta-se a variedade de contextos de exercício profissional a ser analisado. Os dados coletados serão analisados utilizando-se de uma técnica componente da análise de conteúdo na perspectiva de BARDIN (2016), a análise temática, que permitirá extrair as unidades de sentido das mensagens, ou seja, informações fornecidas pelos participantes. Utilizando essa técnica retomaremos as questões investigativas a fim de respondê-las e, assim concluir nossa proposta.A análise preliminar dos dados obtidos, demonstram que pensar o professor iniciante de Geografia escolar em conjunto com suas práticas na construção de sua especificidade docente requer um cuidado especifico tendo em vista que o objetivo da Geografia na educação básica é, dentre outros, formar cidadão críticos e o desafio que se coloca ao professor no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina é o de fazer com que o aluno encontre nela ferramentas e instrumentos que o habilitem a compreender a dinâmica socioespacial não apenas como mero telespectador, mas como ator ativo deste processo.Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compree" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABER DOCENTE, PROFESSOR INICIANTE, GEOGRAFIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1480_15102017201356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KATARINA MENDONÇA " "autor_nome_curto" => "LARISSA M." "autor_email" => "mendonca.lk@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38685 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3725 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "TORNAR-SE PROFESSOR: UM ESTUDO DAS INTER-RELAÇÕES DE PROFESSORES INICIANTES DE GEOGRAFIA ESCOLAR COM OS SABERES E ATIVIDADE DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compreender as estratégias de professores iniciantes de Geografia escolar, nas suas inter-relações com os saberes e trabalho docente. Para atingir esse objetivo principal, temos como objetivos específicos: a) Analisar os processos formativos dos professores iniciantes de Geografia em suas relações com a formação inicial e com o cotidiano escolar; b) Identificar os desafios e possibilidades vivenciados pelo docente de Geografia escolar em início de carreira; c) Investigar como os professores de Geografia escolar, em início de carreira, mobilizam os saberes docente e constroem seu repertório de conhecimentos. O caminho metodológico visa a aproximação ao objeto de estudo, onde se buscará analisar as práticas dos sujeitos participantes, em suas inter-relações com os saberes e o trabalho docente, em outras palavras, o constituir-se docente a partir dos saberes que mobiliza em seu fazer docente, problematizando e situando essas práticas aos contextos e condições de trabalho desses professores, o ambiente escolar; acreditando ser a pesquisa social de abordagem qualitativa o caminho (LUDKE & ANDRE,1986; MINAYO,2007). O campo empírico será composto por escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas situadas em alguns municípios da RMR – PE; a escolha por essa escala de abrangência se deu devido a maior possibilidade de encontrar os sujeitos participantes, conforme os critérios pré-estabelecidos, assim como aumenta-se a variedade de contextos de exercício profissional a ser analisado. Os dados coletados serão analisados utilizando-se de uma técnica componente da análise de conteúdo na perspectiva de BARDIN (2016), a análise temática, que permitirá extrair as unidades de sentido das mensagens, ou seja, informações fornecidas pelos participantes. Utilizando essa técnica retomaremos as questões investigativas a fim de respondê-las e, assim concluir nossa proposta.A análise preliminar dos dados obtidos, demonstram que pensar o professor iniciante de Geografia escolar em conjunto com suas práticas na construção de sua especificidade docente requer um cuidado especifico tendo em vista que o objetivo da Geografia na educação básica é, dentre outros, formar cidadão críticos e o desafio que se coloca ao professor no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina é o de fazer com que o aluno encontre nela ferramentas e instrumentos que o habilitem a compreender a dinâmica socioespacial não apenas como mero telespectador, mas como ator ativo deste processo.Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compree" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "SABER DOCENTE, PROFESSOR INICIANTE, GEOGRAFIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1480_15102017201356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA KATARINA MENDONÇA " "autor_nome_curto" => "LARISSA M." "autor_email" => "mendonca.lk@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compreender as estratégias de professores iniciantes de Geografia escolar, nas suas inter-relações com os saberes e trabalho docente. Para atingir esse objetivo principal, temos como objetivos específicos: a) Analisar os processos formativos dos professores iniciantes de Geografia em suas relações com a formação inicial e com o cotidiano escolar; b) Identificar os desafios e possibilidades vivenciados pelo docente de Geografia escolar em início de carreira; c) Investigar como os professores de Geografia escolar, em início de carreira, mobilizam os saberes docente e constroem seu repertório de conhecimentos. O caminho metodológico visa a aproximação ao objeto de estudo, onde se buscará analisar as práticas dos sujeitos participantes, em suas inter-relações com os saberes e o trabalho docente, em outras palavras, o constituir-se docente a partir dos saberes que mobiliza em seu fazer docente, problematizando e situando essas práticas aos contextos e condições de trabalho desses professores, o ambiente escolar; acreditando ser a pesquisa social de abordagem qualitativa o caminho (LUDKE & ANDRE,1986; MINAYO,2007). O campo empírico será composto por escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas situadas em alguns municípios da RMR – PE; a escolha por essa escala de abrangência se deu devido a maior possibilidade de encontrar os sujeitos participantes, conforme os critérios pré-estabelecidos, assim como aumenta-se a variedade de contextos de exercício profissional a ser analisado. Os dados coletados serão analisados utilizando-se de uma técnica componente da análise de conteúdo na perspectiva de BARDIN (2016), a análise temática, que permitirá extrair as unidades de sentido das mensagens, ou seja, informações fornecidas pelos participantes. Utilizando essa técnica retomaremos as questões investigativas a fim de respondê-las e, assim concluir nossa proposta.A análise preliminar dos dados obtidos, demonstram que pensar o professor iniciante de Geografia escolar em conjunto com suas práticas na construção de sua especificidade docente requer um cuidado especifico tendo em vista que o objetivo da Geografia na educação básica é, dentre outros, formar cidadão críticos e o desafio que se coloca ao professor no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina é o de fazer com que o aluno encontre nela ferramentas e instrumentos que o habilitem a compreender a dinâmica socioespacial não apenas como mero telespectador, mas como ator ativo deste processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.