Esta pesquisa, ainda em andamento, trata dos professores iniciantes em especial os docentes de Geografia escolar. Tem como objetivo como objetivo geral: Compreender as estratégias de professores iniciantes de Geografia escolar, nas suas inter-relações com os saberes e trabalho docente. Para atingir esse objetivo principal, temos como objetivos específicos: a) Analisar os processos formativos dos professores iniciantes de Geografia em suas relações com a formação inicial e com o cotidiano escolar; b) Identificar os desafios e possibilidades vivenciados pelo docente de Geografia escolar em início de carreira; c) Investigar como os professores de Geografia escolar, em início de carreira, mobilizam os saberes docente e constroem seu repertório de conhecimentos. O caminho metodológico visa a aproximação ao objeto de estudo, onde se buscará analisar as práticas dos sujeitos participantes, em suas inter-relações com os saberes e o trabalho docente, em outras palavras, o constituir-se docente a partir dos saberes que mobiliza em seu fazer docente, problematizando e situando essas práticas aos contextos e condições de trabalho desses professores, o ambiente escolar; acreditando ser a pesquisa social de abordagem qualitativa o caminho (LUDKE & ANDRE,1986; MINAYO,2007). O campo empírico será composto por escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas situadas em alguns municípios da RMR – PE; a escolha por essa escala de abrangência se deu devido a maior possibilidade de encontrar os sujeitos participantes, conforme os critérios pré-estabelecidos, assim como aumenta-se a variedade de contextos de exercício profissional a ser analisado. Os dados coletados serão analisados utilizando-se de uma técnica componente da análise de conteúdo na perspectiva de BARDIN (2016), a análise temática, que permitirá extrair as unidades de sentido das mensagens, ou seja, informações fornecidas pelos participantes. Utilizando essa técnica retomaremos as questões investigativas a fim de respondê-las e, assim concluir nossa proposta.A análise preliminar dos dados obtidos, demonstram que pensar o professor iniciante de Geografia escolar em conjunto com suas práticas na construção de sua especificidade docente requer um cuidado especifico tendo em vista que o objetivo da Geografia na educação básica é, dentre outros, formar cidadão críticos e o desafio que se coloca ao professor no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina é o de fazer com que o aluno encontre nela ferramentas e instrumentos que o habilitem a compreender a dinâmica socioespacial não apenas como mero telespectador, mas como ator ativo deste processo.