Atualmente é praticamente impossível falar em educação básica no Brasil sem mencionar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pois seu quantitativo está diretamente relacionado a qualidade educacional para as políticas públicas da área. Sua existência nos remete a condição assumida pelo Estado brasileiro, ainda na década de 1990, de avaliador e regulador, nesse período, com maior ênfase, o Brasil se apropria de reformas educacionais internacionais pautadas em avaliações padronizadas em larga escala. Nesse sentido, esse estudo tem por objetivo apreender o espaço dado ao Ideb no âmbito do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEEMS/2014) de 2014 e a relação deste com a qualidade da educação no estado, bem como, verificar se este plano tem seguido a lógica das políticas educacionais atuais de centralização de ações em torno do alcance das metas deste índice. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise bibliográfica em torno das discussões sobre Estado avaliador e regulador, avaliações padronizadas e do Ideb; e análise documental que teve como base principal o PEEMS/2014. Conclui-se que o atual Plano Estadual de Educação exibe um contexto altamente avaliador, principalmente quando se volta para a meta 07 que dispõe sobre a qualidade da educação, chegando a tratar as avaliações padronizadas como instrumento basilar para o alcance desta meta e desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem todo o processo de ensino e aprendizagem; assim as escolas tem se encontrado “reféns” de resultados estatísticos e, por isso, estão centrando seus trabalhos em um único objetivo: elevar o Ideb.