O presente trabalho é derivado de um projeto de pesquisa em andamento, cujo finalidade é verificar como os alunos ingressantes no curso de Bacharelado em Engenharia, de uma Universidade Privada, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, se comportam na disciplina Bases Matemáticas quando utilizado a inserção tecnológica como ferramenta de apoio pedagógico, tendo sido escolhida para esta pesquisa o software Geogebra, em conceitos introdutórios sobre funções. O objetivo da pesquisa, consiste em dar uma maior base e assimilação para as disciplinas futuras, em especial Cálculo Diferencial e Integral I. A pesquisa nasce do desejo de contribuir com a diminuição da reprovação nas disciplinas que compõem o chamado “ciclo básico” do curso de Engenharia, diminuindo assim a evasão por meio de reprovação. Como procedimento metodológico foi feito um breve levantamento de dados sobre os alunos, como tempo fora da sala de aula, idade, tempo de dedicação ao estudo, os motivos que os levaram a cursar engenharia e uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão. Nessa pesquisa, pode-se constatar que o fator determinístico para a escolha do curso não era a aptidão na matéria ou aderência a mesma, mas sim o fato de muitos atuarem em empresas que necessitavam de mão de obra qualificada na área. Os dados aqui apresentados foram analisados no decorrer do primeiro e segundo mês de aula da disciplina citada, podendo ser observado inicialmente que a utilização do recurso tecnológico favoreceu o entendimento dos conteúdos até então apresentados. Como referencial teórico é utilizado o conceito de múltiplas representações de um mesmo objeto, proposto por Duval.