O crescente aumento do consumo de drogas pelos adolescentes é comprovação cotidiana de vários estudiosos. O ambiente escolar através de sua estrutura organizacional tem o poder e o dever de proliferar ações de prevenção. Particularmente no caso das drogas, se faz necessário um projeto de educação contínua através de intervenções breves em sala de aula, palestras ou vídeos realizados eventualmente. A ação preventiva deve estar incorporada na rotina das instituições, abordando os diferentes âmbitos atingidos pelo uso desenfreado das drogas. Com vistas a discutir a temática no ambiente escolar e fazer um levantamento da realidade de alguns alunos mediante situações vinculadas as drogas, este trabalho se propôs a promover fóruns de debate sobre o uso de drogas, avaliar o nível de conhecimento dos estudantes a respeito dessa questão e discutir sobre o papel da escola perante a realização de trabalhos de conscientização. As atividades deste projeto foram propostas educandos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande/PB. Realizou-se uma abordagem sobre os principais tipos de drogas e as alterações fisiológicas ocasionadas pelo seu uso, visando a sua prevenção. Foram promovidas discussões em sala de aula baseadas no compartilhamento das diversas opiniões dos alunos, mostrando como a educação é dinâmica e complexa. De acordo com as opiniões dos adolescentes os principais fatores que favorecem a aproximação com as drogas são: “amigos”, “tempo livre”, “festas” e “escape dos conflitos e sentimentos”. Alguns alunos, sendo a maioria do sexo masculino já fizeram uso de drogas ilícitas e a grande maioria deles tem o conhecimento de que parentes ou colegas utilizam drogas. Todos os alunos disseram ter conhecimento sobre as consequências do uso de drogas. A maioria das meninas acham que não existe relação entre o consumo de drogas e criminalidade, já os meninos relatam que caso houvesse redução no consumo das drogas também haveria redução nos indices de crime. Iniciativas como essas devem ser frequentes no ambiente escolar, em todos os seus níveis, para que as crianças e adolescentes de hoje se tornem resistentes e não sejam potenciais dependentes de drogas no futuro, ou abandonem seus vícios e suas falsas concepções a respeito da utilização e dos efeitos das mesmas.