As atividades com experimentação podem ser uma estratégia muito eficaz para solução de problemas reais que possam permitir uma contextualização e questionamentos para o processo de investigação. A experimentação é considerada como uma atividade que pode interligar a interação e a reflexão. O programa de Apoio à Formação e ao Ensino (PROAFE) é desenvolvido no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia na cidade de Campina Grande- PB, por estudantes das licenciaturas em Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, campus I. No programa são realizadas aulas práticas para alunos do ensino fundamental II de escolas do Município de Campina Grande – PB. As atividades experimentais que acontecem no PROAFE são aulas diferenciadas que buscam interligar experimentos voltados à realidade dos alunos, as quais têm como objetivo despertar nos alunos várias habilidades, entre elas, capacitá-lo a perceber a ligação dos experimentos com o seu cotidiano, assim como, despertar a curiosidade e interesse do educando para com a aprendizagem. Nesta pesquisa, podemos destacar dois pontos principais onde o programa pode influenciar: o primeiro, despertar o interesse dos discentes-monitores pela docência e, o segundo, com as atividades de laboratório e aulas experimentais buscar auxiliar os alunos do município a terem uma melhor qualidade no ensino-aprendizagem. O levantamento de dados deu-se através de uma pesquisa quali-quantitativa, onde, foi enviado aos monitores do PROAFE um questionário investigativo através de uma plataforma online, tal questionário era composto por 6 perguntas subjetivas, sendo elas, relacionadas às temáticas do processo investigativo e, referentes essencialmente à importância do Programa. O público alvo da pesquisa foram 11 discentes-monitores que atuam no PROAFE. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a importância do PROAFE na concepção dos discentes-monitores que atuam no programa.