Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇA E JOGO DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38862
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 7763
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇA E JOGO DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A química é uma ciência bastante intrigante, na qual, estuda a matéria e suas transformações. Frequentemente encontramos esta, no dia a dia, seja nos alimentos, nos produtos de higiene e até mesmo na sala de aula, em que os alunos, ao depararem-se com tal disciplina, anseiam por algo inovador e experimental. No entanto, ao perceberem que a química não envolve apenas experimentos mas também teorias, surge um efeito de desmotivação por aprender. Desse modo, tal trabalho objetiva o aprendizado da química de forma lúdica e educativa, através da utilização de jogo da memória e quebra-cabeça temático, buscando romper com as práticas decorativas quando se trata do tema: “Tabela periódica”. Por meio do material didático, um quebra-cabeça de tabela periódica, e cartas da memória que informavam o símbolo do elemento químico, seu respectivo nome, número atômico e massa atômica, impressos em papel foto, os alunos do 9º ano do município de Floresta-PE, foram auxiliados a deduzir de forma crítica o porquê do posicionamento dos componentes químicos da tabela, e habituar-se aos mesmos, contemplando assim as suas propriedades. No decorrer da aplicação do jogo houve o desenvolvimento do trabalho em equipe, uma vez que os alunos ansiavam por ganhar jogo e compreenderam que para isso deveriam contar com a ajuda dos colegas de classe. Através dos resultados obtidos por meio do questionário a posteriori, pôde-se notar um aumento expressivo de acertos, quando comparado ao questionário a  priori."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7763_16102017182107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE SANTOS VENANCIO"
    "autor_nome_curto" => "KAROL VENANCIO"
    "autor_email" => "karol_venancio10@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38862
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4156
    "inscrito_id" => 7763
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE QUEBRA-CABEÇA E JOGO DA MEMÓRIA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A química é uma ciência bastante intrigante, na qual, estuda a matéria e suas transformações. Frequentemente encontramos esta, no dia a dia, seja nos alimentos, nos produtos de higiene e até mesmo na sala de aula, em que os alunos, ao depararem-se com tal disciplina, anseiam por algo inovador e experimental. No entanto, ao perceberem que a química não envolve apenas experimentos mas também teorias, surge um efeito de desmotivação por aprender. Desse modo, tal trabalho objetiva o aprendizado da química de forma lúdica e educativa, através da utilização de jogo da memória e quebra-cabeça temático, buscando romper com as práticas decorativas quando se trata do tema: “Tabela periódica”. Por meio do material didático, um quebra-cabeça de tabela periódica, e cartas da memória que informavam o símbolo do elemento químico, seu respectivo nome, número atômico e massa atômica, impressos em papel foto, os alunos do 9º ano do município de Floresta-PE, foram auxiliados a deduzir de forma crítica o porquê do posicionamento dos componentes químicos da tabela, e habituar-se aos mesmos, contemplando assim as suas propriedades. No decorrer da aplicação do jogo houve o desenvolvimento do trabalho em equipe, uma vez que os alunos ansiavam por ganhar jogo e compreenderam que para isso deveriam contar com a ajuda dos colegas de classe. Através dos resultados obtidos por meio do questionário a posteriori, pôde-se notar um aumento expressivo de acertos, quando comparado ao questionário a  priori."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7763_16102017182107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINE SANTOS VENANCIO"
    "autor_nome_curto" => "KAROL VENANCIO"
    "autor_email" => "karol_venancio10@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A química é uma ciência bastante intrigante, na qual, estuda a matéria e suas transformações. Frequentemente encontramos esta, no dia a dia, seja nos alimentos, nos produtos de higiene e até mesmo na sala de aula, em que os alunos, ao depararem-se com tal disciplina, anseiam por algo inovador e experimental. No entanto, ao perceberem que a química não envolve apenas experimentos mas também teorias, surge um efeito de desmotivação por aprender. Desse modo, tal trabalho objetiva o aprendizado da química de forma lúdica e educativa, através da utilização de jogo da memória e quebra-cabeça temático, buscando romper com as práticas decorativas quando se trata do tema: “Tabela periódica”. Por meio do material didático, um quebra-cabeça de tabela periódica, e cartas da memória que informavam o símbolo do elemento químico, seu respectivo nome, número atômico e massa atômica, impressos em papel foto, os alunos do 9º ano do município de Floresta-PE, foram auxiliados a deduzir de forma crítica o porquê do posicionamento dos componentes químicos da tabela, e habituar-se aos mesmos, contemplando assim as suas propriedades. No decorrer da aplicação do jogo houve o desenvolvimento do trabalho em equipe, uma vez que os alunos ansiavam por ganhar jogo e compreenderam que para isso deveriam contar com a ajuda dos colegas de classe. Através dos resultados obtidos por meio do questionário a posteriori, pôde-se notar um aumento expressivo de acertos, quando comparado ao questionário a priori.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.