Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO: A INSERÇÃO DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, TEMAS TRANSVERSAIS, MEIO AMBIENTE Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      O currículo é um importante ator no processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se como ferramenta essencial na formação, capacitação e desenvolvimento do aluno. Além da possibilidade de estabelecer o elo entre a cultura e a sociedade exterior à escola, e à educação entre a teoria e a prática possível. Sendo de grande relevância, entender as mudanças, inclusão/exclusão de disciplinas e conteúdos programáticos no currículo. Nesta pesquisa buscou-se analisar a inserção do tema meio ambiente, tendo em vista que desde 1997 os PCN’s preconizam o desenvolvimento dos temas transversais, dentre eles, o meio ambiente. Por meio de um estudo de revisão da literatura, buscou-se identificar as legislações que norteiam o tema, apresentar as principais dificuldades em trabalhar com o assunto meio ambiente em sala de aula e por fim, foram apresentadas sugestões para trabalhar com o assunto nas diferentes disciplinas. Os resultados mostraram que a ausência de formação específica na área ambiental, resistência por parte de alguns professores em estabelecer relações entre meio ambiente com os conteúdos tradicionais, são os principais entraves. Além de considerarem que as disciplinas, Biologia, Ciências e Geografia possuem tendência natural em relacionar o tema meio ambiente com os demais conteúdos apresentados em sala. Alguns autores sugerem, inclusive, que o tema seja tratado como disciplina específica.  Conclui-se que, existem legislações educacionais na área para lidar com a questão, por outro lado, as legislações não deixam claro, as metodologias para trabalhar com o tema. E que o assunto ainda não é trabalhado satisfatoriamente em grande parte das escolas, por conta de diferentes motivos.  Finalmente, a necessidade de se repensar metodologias de modo a efetivar que o tema meio ambiente seja trabalhado satisfatoriamente nas disciplinas de modo transversal, conforme estabelecido nos PCN’s.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo O currículo é um importante ator no processo de ensino-aprendizagem, constituindo-se como ferramenta essencial na formação, capacitação e desenvolvimento do aluno. Além da possibilidade de estabelecer o elo entre a cultura e a sociedade exterior à escola, e à educação entre a teoria e a prática possível. Sendo de grande relevância, entender as mudanças, inclusão/exclusão de disciplinas e conteúdos programáticos no currículo. Nesta pesquisa buscou-se analisar a inserção do tema meio ambiente, tendo em vista que desde 1997 os PCN’s preconizam o desenvolvimento dos temas transversais, dentre eles, o meio ambiente. Por meio de um estudo de revisão da literatura, buscou-se identificar as legislações que norteiam o tema, apresentar as principais dificuldades em trabalhar com o assunto meio ambiente em sala de aula e por fim, foram apresentadas sugestões para trabalhar com o assunto nas diferentes disciplinas. Os resultados mostraram que a ausência de formação específica na área ambiental, resistência por parte de alguns professores em estabelecer relações entre meio ambiente com os conteúdos tradicionais, são os principais entraves. Além de considerarem que as disciplinas, Biologia, Ciências e Geografia possuem tendência natural em relacionar o tema meio ambiente com os demais conteúdos apresentados em sala. Alguns autores sugerem, inclusive, que o tema seja tratado como disciplina específica. Conclui-se que, existem legislações educacionais na área para lidar com a questão, por outro lado, as legislações não deixam claro, as metodologias para trabalhar com o tema. E que o assunto ainda não é trabalhado satisfatoriamente em grande parte das escolas, por conta de diferentes motivos. Finalmente, a necessidade de se repensar metodologias de modo a efetivar que o tema meio ambiente seja trabalhado satisfatoriamente nas disciplinas de modo transversal, conforme estabelecido nos PCN’s.

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