A IMPORTÂNCIA DA BIOGRAFIA E DA AUTOBIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35281 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 717 "inscrito_id" => 3842 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA BIOGRAFIA E DA AUTOBIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "Como estudantes de Pedagogia em formação, acreditamos que se tem a necessidade dos educadores no Ensino da EJAI em trabalhar a identidade dos alunos de modo que não foque apenas nos conteúdos metódicos, para Giroux (2004), a prática pedagógica e o currículo são constituídos de controle e domínio, porém é possível à escola, à sala de aula e aos atores envolvidos nesse contexto abrirem ambientes para à aversão e resistência. Considerando este contexto, enxergamos a possibilidade de se tornar viável um currículo onde o Projeto Politico Pedagógico acabe com as crenças dominantes que projetam a inferiorização dos alunos, e com isso fortaleça o desejo de emancipação dos sujeitos, assim a escola torna-se um lugar de voz, não apenas para os alunos, mas para todos os envolvidos, de forma que seus pensamentos, anseios e desejos sejam ouvidos e considerados. Em se tratando de biografia e autobiografia é de grande importância que o professor busque meios que instigue o aluno a pensar sobre si, e criar caminhos que o leve a se interessar em escrever sobre si e os outros. Esse é um dos caminhos que possibilitará aos alunos a recriação de suas experiências, atribuindo sentido às mesmas, colaborando para a autocompreensão de quem somos, das aprendizagens significativas que construímos ao longo da vida, e também esclarecer perspectivas e desejos para o futuro. Assim buscamos dar sentido à organização de um projeto pautado na operacionalização de uma prática pedagógica com um direcionamento voltado ao dialogo e com pensamento que atribui protagonismo as ações e vivências dos alunos nas narrativas de autobiografia e biografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EJAI, BIOGRAFIA, AUTOBIOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3842_03092017164143.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA KESSIA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAMILA K." "autor_email" => "kamilakessia20@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35281 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 717 "inscrito_id" => 3842 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA BIOGRAFIA E DA AUTOBIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS." "resumo" => "Como estudantes de Pedagogia em formação, acreditamos que se tem a necessidade dos educadores no Ensino da EJAI em trabalhar a identidade dos alunos de modo que não foque apenas nos conteúdos metódicos, para Giroux (2004), a prática pedagógica e o currículo são constituídos de controle e domínio, porém é possível à escola, à sala de aula e aos atores envolvidos nesse contexto abrirem ambientes para à aversão e resistência. Considerando este contexto, enxergamos a possibilidade de se tornar viável um currículo onde o Projeto Politico Pedagógico acabe com as crenças dominantes que projetam a inferiorização dos alunos, e com isso fortaleça o desejo de emancipação dos sujeitos, assim a escola torna-se um lugar de voz, não apenas para os alunos, mas para todos os envolvidos, de forma que seus pensamentos, anseios e desejos sejam ouvidos e considerados. Em se tratando de biografia e autobiografia é de grande importância que o professor busque meios que instigue o aluno a pensar sobre si, e criar caminhos que o leve a se interessar em escrever sobre si e os outros. Esse é um dos caminhos que possibilitará aos alunos a recriação de suas experiências, atribuindo sentido às mesmas, colaborando para a autocompreensão de quem somos, das aprendizagens significativas que construímos ao longo da vida, e também esclarecer perspectivas e desejos para o futuro. Assim buscamos dar sentido à organização de um projeto pautado na operacionalização de uma prática pedagógica com um direcionamento voltado ao dialogo e com pensamento que atribui protagonismo as ações e vivências dos alunos nas narrativas de autobiografia e biografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EJAI, BIOGRAFIA, AUTOBIOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3842_03092017164143.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA KESSIA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAMILA K." "autor_email" => "kamilakessia20@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }